Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL
Raissa Lima Coura Vasconcelos, Fillipi André dos Santos Silva, Marília Souto de Araújo, Soraya Maria de Medeiros, Bianca Calheiros Cardoso, Nayara Cristina da Silva Bento, Márcia Laélia de Oliveira Silva, Marcella Alessandra Gabriel dos Santos

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde fundamentam-se na visão holística ao indivíduo e também nas práticas do aspecto cultural da humanidade, que além de um corpo físico também possui uma mente, um espírito e um espectro de sistemas energéticos interativos, e outro fatores, como fatores emocionais, nutricionais e estressantes o que pode tornar esse indivíduo vulnerável a doenças. Logo, nesse estudo objetiva-se identificar o perfil das produções acadêmicas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu, que envolvem investigações sobre as Práticas Integrativas e Complementares nos Dados nas teses e dissertações da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações.

Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de estudo de abordagem quantitativa, adotando-se como procedimento técnico a pesquisa documental e análise bibliométrica, realizado a partir da catalogação das produções nos cursos stricto senso dos Programas de Pós-Graduação no Brasil que utilizaram as Práticas Integrativas e Complementares.

Resultados: Em relação à produção científica por grau, houve maior produção de dissertações com 75%, e de teses com 25%. O ano em que houve o maior quantitativo de publicações foi 2013 com 26,5% do total de publicações seguidos dos anos de 2012, 2014 e 2015, cada um com 10,9%. Tangente a Instituição de Ensino Superior que mais produziu foi a Universidade de São Paulo com 25% seguida da Universidade Estadual de São Paulo com 17,9%. No que se refere aos Programas de Pós-graduação, os relacionados a Enfermagem foram os que mais produziram estudos com 29,6%, seguidos dos programas relacionados a Saúde Coletiva com 23,4%. Referente ao tipo de abordagem, os estudos qualitativos atingiram 53,2%, seguida de estudos quantitativos com 35,9%. Tocante à distribuição da produção científica por População-alvo, os maios quantitativos utilizaram paciente e/ou usuários representando 56,3% seguindo pela utilização de literatura científica ou documentos ou bases de dados de qualquer espécie com 18,7%.

Considerações Finais: É possível concluir que a identificação proposta pelos objetivos desse estudo foi importante para a investigação da produção científica tocante a pós-graduação stricto sensu, e que posteriormente os trabalhos oriundos dessa modalidade de capacitação podem ser publicados em outras formas de veiculação de informações e conhecimentos, como revistas científicas e livros, assim como publicações em congressos para socialização desses mesmos conhecimentos com os pares e assim poder avançar nas pesquisas referente a temática abordada. Além disso, é possível apontar novos caminhos para a inserção dessas práticas na cotidianidade dos usuários e pacientes dos serviços de saúde em outros contextos, além de ampliar o acesso aos serviços já existentes

Palavras-chave


Terapias Complementares; Promoção da Saúde; Saúde Pública