Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NA REALIDADE DO SERTÃO PARAIBANO
Daniela de Lima Guerra, José Bégue Moreira de Carvalho, Miguel Toledo, Watrusy Lima de Oliveira, Eulampio Dantas Segundo, Miriam Brandão, Charlene Pereira, Paula Maia

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade eminentemente clínica que também desen­volve, de forma integrada e integradora, práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde dirigidas a pessoas, famílias e comunidades. A MFC tem potencial transformador tanto no âmbito da prática médica quanto na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas, contribuindo para uma maior efetividade dessas áreas, inspiradas em bases mais humanas e comunitárias. O programa de residência médica e/ou especialização em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal da Prefeitura de Patos é vinculado as Faculdades Integradas de Patos (FIP), e faz parte da Comissão de Residência Médica (COREME-FIP).

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A metodologia de ensino proporciona ao médico residente uma imersão na Atenção Primária à Saúde (APS) sob supervisão presencial e a distância de preceptoria capacitada e amplia o olhar crítico do cuidado à saúde pautado nos princípios internacionais da APS e MFC. Nosso programa de residência médica funciona através da ótica do ensino centrado no educando com metodologias ativas. O residente ou especializando tem por obrigação utilizar - se diariamente de tecnologias leves para realizar uma abordagem centrada na pessoa e às famílias que é responsável. Atualmente, o programa de residencia conta com uma abrangência de 18 municípios que compõem a região do sertão paraibano e um contingente anual de 36 médicos residentes.

RESULTADOS E/OU IMPACTOS: O programa de residência assume um papel importante na organização do sistema de saúde regional, promovendo o acesso ao sistema de saúde, contribuindo com a integralidade, coordenação do cuidado e articulação intersetorial. Tendo ainda como proposito a aplicação de conhecimentos atualizados na prática do médico de família e comunidade, orientado por princípios os quais orientam suas ações diante das necessidades das pessoas e sua comunidade pertencente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A MFC possui características únicas, onde a presença de equipes multiprofissionais e a responsabilidade por uma população e território exerce impacto positivo da estratégia em inúmeros aspectos e atributos da atenção primária a saúde, permitindo uma assistência integral e equânime para o maior e mais importante centro urbano do Sertão Paraibano.


Palavras-chave


residência médica; medicina da família e comunidade; atenção básica