Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Estratégia Amamenta E Alimenta Brasil Nas Comunidades Ribeirinhas De Nova Olinda Do Norte-Am
Liliam Rafaelle Souza da Silva

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação

Atualmente com o aumento da oferta de alimentos industrializados se torna cada vez mais fácil encontrarmos famílias ribeirinhas interrompendo o aleitamento materno exclusivo e/ou substituindo o mesmo por produtos artificiais de valores nutricionais ilusórios, os quais muitas vezes perpetuam na alimentação dessas crianças. Por tal motivo se torna cada dia mais importante inserir estratégias de educação em saúde voltadas para a população ribeirinha, no entanto para isso é fundamental que as equipes de saúde estejam preparadas para realizar essas intervenções e foi justamente pensando nisso que a estratégia amamenta e alimenta brasil (EAAB) foi implantada em todas as equipes de saúde ribeirinha do município de nova Olinda do norte.

Descrição da experiência

A EAAB tem como finalidade qualificar e atualizar os profissionais de saúde quanto ao aleitamento materno e a alimentação complementar através de oficinas com metodologias diferenciadas para o tema. Visando intensificar as ações de promoção e apoio ao aleitamento materno como método de prevenção das doenças na primeira infância e da mortalidade infantil, bem como a diminuição das doenças crônicas não transmissíveis e a redução de agravos a saúde da mulher, o município de nova Olinda do norte adotou como meta a qualificação dos profissionais  por meio de abordagens adequadas com a realidade vivenciada em cada território.

Inicialmente foi realizada a oficina de implantação da EAAB para as equipes ribeirinhas, onde foram pactuadas as ações a serem realizadas mensalmente. Em seguida foi realizado um planejamento de educação permanente anual baseando os temas relacionados com as dificuldades encontradas durante a oficina de implantação, os mesmo são trabalhados de forma trimestral pela tutora municipal da EAAB. Para se ter um controle municipal, todas as ações realizadas nas UBS`s são monitoradas através de relatórios mensais entregues pelos gerentes de cada unidade além do registro em ata dos usuários beneficiados.

Impactos

Durante as oficinas de implantação da EAAB foi perceptível a diferença entre as realidades vivenciadas pelos profissionais da zona rural. Cada relato apresentado demonstrou a necessidade de iniciar o quanto antes as intervenções nas comunidades ribeirinhas tendo em vista o aumento desenfreado dos produtos industrializados que a cada dia ocupam mais espaço nas mesas dessas famílias, as quais muitas vezes por desconhecerem os prejuízos desses alimentos para a saúde de seus filhos estão trocando a agricultura familiar e a alimentação saudável baseada na pesca e caça por produtos artificiais de preparo fácil.

Considerações finais

A redução do aleitamento materno e o aumento do consumo de industrializado na primeira infância deve ser visto como um alerta para as mudanças de hábitos alimentares da população ribeirinha, temas que devem ser trabalhados continuamente para que no futuro não gere tantos agravos a saúde dessa classe, por tal motivo existe uma necessidade extrema de expandir as ações da EAAB para a zona rural dos municípios como ferramenta para a qualificação dos profissionais e o fortalecimento das ações de promoção e prevenção aos agravos na primeira infância

Palavras-chave


ribeirinhos, estrategia amamenta e alimenta brasil