Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Estratégia AIDPI como impacto na saúde da criança indígena do DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes
Layana de Souza Rebolças, Maria do Livramento Coelho Prata, Daniela Maia Neves Coelho, George Bosco Barros de Araújo, José Rondinelli da Silva Prata, Jamis Souza dos Santos, Diene Luiza gomes dos santos, Marcelle Collyer da Silveira, Ellen Mississipe da Costa

Última alteração: 2018-05-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: A estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) é uma abordagem que responde pela condição da criança doente em toda a sua complexidade. Para isso, usa-se uma estratégia padronizada, baseado em normas internacionais com grande impacto na redução da morbimortalidade infantil. Este trabalho discorre sobre o impacto desta estratégia no Distrito Sanitário Especial Indígena do Médio Rio Solimões e Afluentes (DSEI – MRSA), o mesmo apresenta uma área de extensão territorial de 361.478,3 Km², situados na abrangência de 14 municípios, 15 polos bases, e 192 Aldeias. Tem uma população aproximada de 20.500 indígenas aldeados, os quais moram as margens dos rios Solimões e seus afluentes situados no estado do Amazonas.

DESENVOLVIMENTO: O estudo consiste em um relato de experiência da implantação e implementação da estratégia AIDPI para o enfrentamento da morbimortalidade infantil, através de capacitações semestrais no período de 2013 a 2016.  As ações foram desenvolvidas sob a gerencia da responsável técnica do programa saúde da criança com participação integral das Equipes Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI). As atividades foram realizadas de forma dialógica e participativa com profissionais enfermeiros e médicos das 34 equipes de saúde indígena, lideranças indígenas locais, conselho distrital indígena e a gestão do DSEI utilizou-se recursos de Datashow e realização de pré e pós-teste.

RESULTADOS: O AIDPI trouxe um impacto positivo na reorganização dos serviços de saúde. Facilitou o acesso ao diagnóstico precoce e tratamento oportuno aos indígenas em aldeias de difícil acesso, além de facilitar o mapeamento e diagnóstico situacional da mortalidade do DSEI em geral, e contribuiu significativamente na diminuição da mortalidade infantil que reduziu de 55,17 para 43,15 taxa de mortalidade infantil em percentual demonstrando a eficácia da estratégia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando a aplicabilidade da estratégia AIDPI nas EMSI quando comparados aos óbitos dos anos de 2014 e 2015, evidenciou-se a estagnação dos indicadores de óbitos infantis, que estavam em curva ascendente na maioria dos polos investigados, fomentando um avanço nos resultados de intervenções na atenção básica através de estratégias multidisciplinares adotadas de forma abrangente, de modo que tal intervenção reduziu os encaminhamentos para média e alta complexidade.

 


Palavras-chave


Mortalidade infantil; educação permanente.