Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O SABER ACADÊMICO SOBRE AS COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DO PREVENTIVO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
Paloma Cavalcante de Assis Martins, Ilse Sodré Motta

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


INTRODUÇÃO: No Brasil, o Câncer de Colo do Útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Com exceção do câncer de pele, esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente. Na análise regional do Brasil, o câncer de colo do útero destaca-se como o primeiro mais incidente na região norte, com 23,97 casos por 100 mil mulheres. Esse tema se insere no âmbito da saúde da mulher, área considerada estratégica para ações prioritárias no Sistema Único de Saúde no nível da Atenção Básica. A concentração de esforços governamentais aliada à produção acadêmica e a atuação dos profissionais trouxe melhorias no acesso à prevenção desse câncer em todo o país. Entretanto, ainda se mostra insuficiente como sinalizado nas estimativas de incidência e em muitas regiões e situações, o diagnóstico ainda é feito em estágios avançados da patologia. É atribuição da Atenção Básica, através da Estratégia de Saúde da Família, prestar cuidado integral e conduzir ações de promoção à saúde, rastreamento e detecção precoce, bem como acompanhar o seguimento terapêutico das mulheres nos demais níveis de atenção, quando diante de resultado de exame alterado. Nesse contexto, o enfermeiro é profissional imprescindível, capacitado a exercer atividades técnicas específicas de sua competência, administrativas e educativas e através do vínculo com as usuárias, concentrar esforços para reduzir os tabus, mitos e preconceitos, buscando o convencimento da clientela feminina sobre os benefícios da prevenção. A capacidade do enfermeiro em exercer o trabalho de forma humanizada e integral, além de identificar as necessidades de saúde da população, deve ser adquirida ao longo da graduação e oferecida pela instituição em que foi formado. No Brasil, o processo de formação do Enfermeiro foi regulamentado pela Resolução n.03, de 07/11/2001, e aponta que este profissional deve receber uma formação crítico-reflexiva para intervir nos problemas de atenção à saúde da população. Assim, o enfermeiro que possui essa capacidade de reflexão torna-se capaz de desenvolver uma assistência de qualidade, holística, conforme a necessidade de cada mulher. É fundamental que esse profissional durante as consultas de enfermagem, ofereça uma assistência com olhar integral, sempre pensando que a mulher que está diante de si, pode estar exposta e vulnerável a desenvolver a doença. OBJETIVO: Identificar o saber teórico de acadêmicos concluintes do Curso de Enfermagem de uma universidade localizada na cidade de Manaus, quanto às competências do enfermeiro da atenção básica durante a consulta de enfermagem do Preventivo do Câncer de Colo do Útero. MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, com caráter descritivo-exploratório, desenvolvido em uma universidade localizada na cidade de Manaus, com acadêmicos concluintes do Curso de Enfermagem, no período do mês de outubro de 2017. Teve como sujeitos 30 acadêmicos, identificados no estudo com nomes fictícios, resguardando o anonimato, que estavam regularmente matriculados e que concordaram em participar do estudo, sendo excluídos aqueles que estavam de licença médica, licença maternidade ou em atividade militar. A coleta de dados foi realizada após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos sujeitos e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas. Para a produção dos dados foi utilizada a técnica de questionário com perguntas objetivas com a finalidade de atender especificamente ao objetivo desta pesquisa, abordando aspectos como: fatores de risco do câncer de colo do útero, manifestações clínicas da doença, faixa etária de abrangência do exame preventivo, rotina de rastreamento, situações indicadas para a coleta do exame, recomendações prévias para a realização do mesmo, abordagem à paciente, etapas e resultados do exame, além da importância do profissional enfermeiro como agente atuante na prevenção desse câncer. Pesquisas de natureza quantitativa consideram que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recorrendo à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. Através da enfatização da objetividade, analisa os dados numéricos através de procedimentos estatísticos. Com base nisso, as respostas dos questionários foram tabeladas de forma a serem analisadas e contabilizadas estatisticamente. A partir daí, a porcentagem dos acertos e erros dos participantes a cada questão do instrumento foi disposta em tabelas com o intuito de quantificar os dados. Baseando-se na análise desses dados brutos, pôde-se utilizar a linguagem matemática para buscar conclusões a respeito do saber teórico dos acadêmicos concluintes sobre as habilidades do enfermeiro na assistência preventiva à saúde da mulher na consulta do preventivo do câncer de colo do útero. RESULTADOS: O nível de conhecimento dos 30 acadêmicos concluintes, participantes do estudo, acerca do tema é de 64%. Em relação à quantidade de acertos por acadêmico, 50% deles acertaram entre 6 a 8 questões, enquanto 6% acertaram entre 2 a 4 questões. Nenhum dos 30 acadêmicos concluintes acertou todas as questões do instrumento, assim como nenhum deles obteve nota zero. Analisando a quantidade de acertos por questão, o desempenho dos acadêmicos variou bastante. É possível observar que determinadas questões obtiveram índice de acertos acima de 70%, enquanto outras este índice ficou abaixo de 50%. Os tópicos nos quais os acadêmicos demonstraram maior dificuldade em responder as questões corretamente foram a respeito da faixa etária de mulheres que deve ser priorizada para o exame preventivo, rotina de rastreamento, recomendações prévias para a realização do exame, atendimento precedente à coleta do mesmo e avaliação do resultado. Porém, nota-se também que os acadêmicos obtiveram resultados satisfatórios em outros pontos abordados no questionário. Podem-se citar a avaliação de fatores de risco para o câncer de colo do útero, manifestações clínicas da doença, situações em que o exame preventivo é ou não indicado, como coletar o exame e, principalmente, as atribuições e a importância do profissional enfermeiro na detecção precoce do câncer de colo do útero. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo evidenciou que há fragilidades no saber teórico dos acadêmicos concluintes sobre as competências do enfermeiro na consulta do preventivo do câncer de colo do útero. Espera-se que este estudo possa contribuir para a reflexão sobre a formação do enfermeiro e colabore para a adequação do ensino de enfermagem na área de saúde da mulher. Uma possível adequação do ensino possibilitará em uma melhor oferta aos serviços de saúde de profissionais capacitados em detectar precocemente o câncer de colo do útero. Além de aumentar a quantidade de pesquisas científicas brasileiras no campo de oncologia, especificamente nesse tipo de câncer, contribuindo, assim, para alcançar uma assistência de melhor qualidade à população.

Palavras-chave


Enfermeiro; Prevenção; Câncer de Colo do Útero