Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ATIVIDADE LÚDICA COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS
rayziane fonseca, camila bezerra, andreza gomes, francineide muniz

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Introdução: A prática de atividades lúdicas com idosos reduz o risco de doenças, diminuindo o uso de medicamentos e a procura dos serviços de saúde. Dessa forma, é muito importante desenvolver condutas que proporcione bem estar ao idoso, como por exemplo, atividade física, dança e artesanato, são meios de preencher o tempo vago, favorecendo de forma direta uma melhor qualidade de vida, diminuindo assim o estresse, a depressão, a solidão, a angústia, o pensamento negativo e a ansiedade. Outro fator proporcionado por essas atividades é a concentração, fazer algo que se gosta, exige atenção e dedicação para o desenvolvimento, o que propicia o controle da tensão emocional e impaciência, que é obtido através do desejo de terminar um trabalho que lhe agrada e do qual se espera uma resposta positiva.  O desenvolvimento de atividades lúdicas planejadas permite com que os idosos vivenciem experiências com a lógica e o raciocínio, proporcionando bem estar físico e mental que auxiliam no despertar de respostas cognitivas, sociais e culturais. Os jogos são importantes mecanismos de preservação tanto cognitiva quanto motora, nos idosos, eles se tornam mais relevante ainda, não só servem como fonte de diversão, mas também como instrumento educativo. Outras atividades lúdicas como a dança, atividade física e alongamentos têm trazido resultados de grande valor para os idosos, pois o exercício e o treinamento físico produzem benefícios ao cérebro. As atividades lúdicas são importantes para promover melhorias na qualidade de vida dos idosos como um meio de reforçar a autonomia de cada um, quando desenvolvidas em grupos ou programas para idosos proporcionam ainda momentos de socialização, pois a carência de interação, muitas das vezes vivenciado no ambiente familiar, podem acarretar sofrimento psicológico e consequentemente causar a depressão. Objetivo: Relatar as contribuições da atividade lúdica como instrumento para a melhora da qualidade de vida dos idosos. Descrição da experiência: Relato de experiência das aulas práticas da disciplina de Enfermagem na Atenção Integral à Saúde do Idoso, no segundo semestre de 2017. As atividades foram realizadas na sede do Programa de Atenção a Saúde do Idoso (PROASI), por alunas do curso de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas – UFAM sob supervisão da professora responsável pela disciplina. A programação objetivou desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças em pessoas idosas, tendo em vista principalmente o envelhecimento saudável trabalhando a coordenação motora, memória, interação, independência e participação ativa. Com o avanço da idade a capacidade cognitiva do idoso diminui, principalmente se ele não a exercita. As atividades lúdicas proporcionaram aos idosos momentos prazerosos de interação, exercício mental para prevenção ou reabilitação. Observou-se que muitos idosos passam os dias sozinhos em casa, enquanto os familiares estão no trabalho, nestes casos a presença dos alunos e dos envolvidos no programa, torna-se importantíssima para os idosos, visto que as atividades tornam-se um momento de interação social, reduzindo a ansiedade, a solidão e proporcionando um momento prazeroso. Foram realizadas atividades lúdicas com os idosos, sendo elas: desenhos, pinturas, artesanatos, jogo da memória, bingo, danças e o resgate de brincadeiras de infância, considerando sempre a capacidade e limitação de cada idoso. As atividades de artesanato, pinturas e desenho foram realizadas com o uso de materiais com diversas texturas e cores, a fim de estimular os sentidos e a capacidade motora ao cortar, colar e pintar. Na dança, tivemos o auxilio de datashow e vídeo coreografado, onde os idosos acompanhavam cada passo dentro das suas possibilidades. O jogo da memória foi realizado de maneira educativa, as peças do jogo foram elaboradas voltadas para a educação em saúde, como uma boa alimentação e prática de atividade física. O bingo foi adaptado e em vez de números optou-se por imagens ilustrativas, pois alguns idosos da comunidade eram analfabetos, desta forma, todos participaram da brincadeira. Outra atividade desenvolvida com eles foi o telefone sem fio, momento de muita descontração, porém, com mensagens importantes como o risco de queda, que na idade deles se torna muito comum. A atividade intitulada como “hábitos diários” teve como objetivo proporcionar aos idosos lembranças e hábitos que fizeram ou fazem parte do seu dia a dia, dessa maneira foi possível avaliar a função cognitiva dos idosos, quanto a capacidade de relembrar coisas vivenciadas há muito tempo, que por vezes são esquecidas. Tivemos momentos de compartilhamento de experiências, sonhos, desejos, momentos esses em que os idosos abriram o coração e relataram vários fatos acontecidos em suas vidas, tanto bons, quanto ruins. Alguns dos sonhos relatados foram, por exemplo, o de viajar, reencontrar algum familiar, comer alguma fruta, enfim, compartilharam de maneira sincera o que eles gostariam de realizar. Resultados: Observou-se uma boa interação e aceitação de todos idosos. Houve participação ativa, possibilitando uma participação integrada, sem exclusões. Ao proporcionar aos idosos momentos de lazer e bem-estar físico e mental, notou-se um clima descontraído em que os idosos pareciam mais cordiais uns com os outros, mesmo após terem um dia difícil ou chegarem tristes ou descontentes, eles sempre saiam mais felizes, como se esquecessem dos problemas que antes lhes incomodava. Desta forma, pode se constatar a real importância dessas atividades, pois segundo alguns idosos, as atividades já trouxerem inúmeros benefícios para sua saúde tanto física quanto mental. Percebeu-se que as atividades realizadas contribuíram para a promoção de momentos de lazer, minimizando o estresse e favorecendo à saúde desses idosos. Portanto, diante do resultado satisfatório observado, pôde-se estimar, que a meta e objetivos propostos foram alcançados. Considerações finais: Participar desse projeto foi renovador, compartilhar as experiências, as dificuldades e limitações cotidianas dos idosos, proporcionou a nós discentes momentos de reflexão e mudança de comportamento. Foram grandes exemplos de superação e inspiração, aprendemos que mesmo com recursos simples podemos contribui para a promoção da saúde dos idosos. Notar o sorriso no rosto dos idosos foi extremamente gratificante, de modo que a cada atividade que eles conseguiam realizar, era uma grande conquista, tanto para nós alunos, quanto para os idosos participantes do projeto. Muitas vezes, chegávamos para as atividades com algumas preocupações pessoais e com o seu desenvolvimento acabávamos por esquecer ou por enxergar as preocupações de outra forma. Assim como nossas atividades lúdicas proporcionaram momentos prazerosos para os idosos, eles também puderam contribuir para a nossa formação pessoal e profissional.  Entender que as atividades lúdicas trouxeram inúmeros benefícios foi engrandecedor e nos faz ter a certeza da importância da enfermagem realizar esse tipo de trabalho.


Palavras-chave


atividade lúdica1; idoso2; enfermagem3