Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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GRUPO DE ESTUDOS EM TERAPIA COGNITIVA FOCADA EM ESQUEMAS EM MANAUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Daniel de Souza

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem em Psicologia criada pelo Psicólogo Jeffrey Yung e colaboradores para o tratamento de transtornos da personalidade, visto que esses pacientes não respondem efetivamente so tratamento da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tradicional e representa uma evolução dos métodos cognitivos por reunir vários modelos psicoterápicos, enfatizando um nível mais aprofundado de cognição denominado Esquema Inicial Desadaptativo (EID). Observou-se a restrita propagação da TE em Manaus, sendo que uma formação adequada nessa abordagem é fundamental para que os futuros psicoterapeutas possam auxiliar estes pacientes. A discussão sobre TE é escassa, carece de cursos de formação,  estando pouco presente nas universidades, por ser considerado conteúdo avançado à graduação, dificultando de forma significativa a aplicabilidade dos benefícios associados a esta abordagem em psicoterapia. Considerando a baixa produção científica em pesquisa sobre a TE na região amazônica e com intenção de propagar a discussão sobre o tema voltado a nossa região e propor formas de potencializar a formação de terapeutas cognitivos-comportamentais voltados para o contexto amazônico levando em consideração os aspectos históricos e culturais da nossa população, foi proposto um Grupo de Estudos em TE na cidade. O grupo é composto por cinco integrantes, todos profissionais psicólogos. As reuniões acontecem uma vez por semana, no consultório particular de uma das integrantes. Cada encontro segue uma agenda de discussão e ensino, perpassando pelos EID’s, técnicas de manejo em setting terapêutico, relatos de atuação profissional e, ao final, são elencados assuntos para serem abordados no encontro seguinte. Cada integrante é responsável por comandar  a discussão pré-estabelecida anteriormente e o grupo elege um próximo responsável para o próximo encontro. Além disso, casos clínicos são discutidos entre os profissionais, a fim de auxiliar o trabalho do colega de profissão e são idealizadas formas possíveis de fortalecer e propagar a discussão do tema em Manaus. Os resultados das reuniões tem sido diversos, dentre os quais destacam-se: a ampliação do conhecimento sobre Terapia do Esquema, a contribuição coletiva para casos clínicos individuais dos integrantes, o melhor manejo conceitual e clínico de quadros considerados dificultosos e o surgimento de propostas para trabalhos científicos futuros. Um dos integrantes do grupo, mestrando em Psicologia Social da universidade federal do Amazonas, entrou em acordo com sua orientadora para ministrar aulas sobre TE para a graduação, na disciplina Estágio em Docência através de aulas expositivas, estudos de caso e etc. Outra integrante, professora de pós-graduação em TCC, apresentou o conteúdo à sua turma, que conhecia TE superficialmente. Pretendeu-se que este trabalho fosse mais um passo em direção ao fomento do ensino da TE. Dessa forma, sugere-se que a TE seja mais enfatizada na formação acadêmica em Psicologia, visando sua divulgação e potencial aplicabilidade, além da implementação de cursos de formação sobre o modelo, visando à melhoria do ensino e formação.


Palavras-chave


Grupo de Estudos; Ensino; Terapia Cognitiva Focada em Esquemas; Formação profissional.