Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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Educação em saúde: uma abordagem da temática drogas em escolas de educação básica do Estado do Amazonas
Última alteração: 2018-05-18
Resumo
Introdução: No Brasil, existem vários problemas de saúde pública que podem ser minimizados pela transmissão de conhecimentos atuais para alunos da educação básica. Por isso, os integrante do Projeto MEDensina, à convite dos dirigentes das escolas, ministram palestras atuais sobre temas relacionados aos problemas mais frequentes enfrentados pela faixa etária desse público alvo como: Gravidez na adolescência, DST-AIDS e Drogas, dentre outros. Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência na abordagem da temática “Drogas” com adolescentes da educação básica do Estado do Amazonas, pelos integrantes do projeto de extensão MEDensina, da Universidade Federal Amazonas. Relato da experiência:O tema sobre Drogas é o mais abordado, sendo ministrado tanto em escolas públicas quanto particulares de Manaus e região metropolitana. Durante o primeiro semestre de 2017, o projeto realizou mais de 10 palestras educativas para um público de aproximadamente 300 ouvintes, com idades entre 10 e 19 anos. Todas as palestras foram direcionadas a promover a conscientização e a educação no que tange aos riscos de saúde e sociais dessas crianças e adolescentes. Desse modo, o projeto MEDensina, por meio das metodologias educativas, cumpre junto à Universidade seu papel social em prol do bem-comum da comunidade amazonense. Resultados: Estima-se que os ouvintes tenham transmitido o conhecimento adquirido durante as palestras sobre Drogas, cujo conteúdo é de extrema importância para a sociedade atual. A linguagem acessível, de fácil entendimento e a idade dos palestrantes possibilitaram uma boa troca de conhecimentos, onde os estudantes participaram ativamente fazendo perguntas e dividindo suas histórias pessoais sobre o tema. Os alertas quanto aos perigos do uso de drogas, os malefícios à saúde e ao convívio social, causados por essa prática, e onde procurar ajuda, foram devidamente transmitidos. Conclusão: tendo em vista o alto índice de envolvimento com drogas que assola crianças e adolescentes brasileiros faz-se necessário uma abordagem educativa a respeito desse assunto e os melhores ambientes para tal prática são as escolas. Alertar, informar e discutir sobre essa temática é a melhor maneira de combater esse mal que se alastra por nossa sociedade.
Palavras-chave
Educação em saúde; Educação básica; Drogas.