Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação em saúde: uma abordagem da temática drogas em escolas de educação básica do Estado do Amazonas
Flávio Renan Paula da Costa, Marcela Cristina Barros Lopes, Tainá Afonso de Almeida, Luana sanches da costa, Synaha Rachel Romão de Almeida

Última alteração: 2018-05-18

Resumo


Introdução: No Brasil, existem vários problemas de saúde pública que podem ser minimizados pela transmissão de conhecimentos atuais para alunos da educação básica. Por isso, os integrante do Projeto MEDensina, à convite dos dirigentes das escolas, ministram palestras atuais sobre temas relacionados aos problemas mais frequentes enfrentados pela faixa etária desse público alvo como: Gravidez na adolescência, DST-AIDS e Drogas, dentre outros. Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência na abordagem da temática “Drogas” com adolescentes da educação básica do Estado do Amazonas, pelos integrantes do projeto de extensão MEDensina, da Universidade Federal Amazonas. Relato da experiência:O tema sobre Drogas é o mais abordado, sendo ministrado tanto em escolas públicas quanto particulares de Manaus e região metropolitana.  Durante o primeiro semestre de 2017, o projeto realizou mais de 10 palestras educativas para um público de aproximadamente 300 ouvintes, com idades entre 10 e 19 anos. Todas as palestras foram direcionadas a promover a conscientização e a educação no que tange aos riscos de saúde e sociais dessas crianças e adolescentes. Desse modo, o projeto MEDensina, por meio das metodologias educativas, cumpre junto à Universidade seu papel social em prol do bem-comum da comunidade amazonense. Resultados: Estima-se que os ouvintes tenham transmitido o conhecimento adquirido durante as palestras sobre Drogas, cujo conteúdo é de extrema importância para a sociedade atual. A linguagem acessível, de fácil entendimento e a idade dos palestrantes possibilitaram uma boa troca de conhecimentos, onde os estudantes participaram ativamente fazendo perguntas e dividindo suas histórias pessoais sobre o tema. Os alertas quanto aos perigos do uso de drogas, os malefícios à saúde e ao convívio social, causados por essa prática, e onde procurar ajuda, foram devidamente transmitidos. Conclusão: tendo em vista o alto índice de envolvimento com drogas que assola crianças e adolescentes brasileiros faz-se necessário uma abordagem educativa a respeito desse assunto e os melhores ambientes para tal prática são as escolas. Alertar, informar e discutir sobre essa temática é a melhor maneira de combater esse mal que se alastra por nossa sociedade.

Palavras-chave


Educação em saúde; Educação básica; Drogas.