Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-15
Resumo
Apresentação: O estágio curricular urbano trata-se de uma disciplina obrigatória a ser cumprida pelos acadêmicos do 8º período do curso de graduação em enfermagem. Durante o estágio o acadêmico deverá colocar em prática as competências e habilidades adquiridas no decorrer do processo de formação. A disciplina é composta por módulos que abrangem outras disciplinas dentre elas a Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde da Família e da Coletividade e. seguindo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais, a Universidade visa formar o enfermeiro para atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade da atenção e a qualidade na humanização do atendimento. Desse modo, o módulo de saúde coletiva, propõe intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de determinado grupo, minimizando os agravos e promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem a partir da prática de educação em saúde com o tema adesão ao uso de preservativo feminino.
Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência a partir do estágio curricular supervisionado do módulo Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde da Família e da Coletividade da Universidade do Estado do Amazonas em uma UBS da cidade de Manaus. Foi realizado uma prática de educação em saúde, na qual iniciou com a apresentação dos acadêmicos de enfermagem e do tema que seria abordado, a importância do uso de preservativo feminino; em seguida iniciou-se a prática educativa, e para que as mesmas tivessem o melhor entendimento do tema abordado, utilizou-se uma prótese sintética do sistema reprodutor feminino e apresentação do preservativo a todas as mulheres; durante a atividade foi demostrado o aspecto físico do preservativo, o método de uso, esclarecendo dúvidas e mitos sobre o uso do mesmo, ressaltando ainda a importância do conhecimento da camisinha, os cuidados antes, durante e depois do uso, a fim de evitar uma gravidez indesejada ou até mesmo uma infecção sexualmente transmissível.
Resultados: A partir da atividade realizada foi possível identificar que as participantes aproveitaram o momento para esclarecer muitas dúvidas, demonstrando interesse em desmistificar alguns tabus. A maioria até então não conheciam o preservativo, como era utilizado e se era distribuído de forma gratuita pela UBS, percebeu-se que todas apresentaram um semblante de entusiasmo, permitindo a autonomia de realizar o cuidado com sua própria saúde, além de prevenir gravidez indesejadas e IST’s, aceitaram os preservativos que foram distribuídos e afirmaram que a partir dessa informação elas fariam uso do mesmo.
Considerações finais: Esse relato de experiência contribui para reforçar que a educação em saúde é uma ferramenta importante na atenção básica, é uma forma de aproximar os usuários dos serviços que a UBS disponibiliza, incentivando-os a cuidar mais da sua saúde, e sendo propagadores de informações uteis no processo saúde-doença, contribuindo para promoção e prevenção de doenças intervindo para que haja uma mudança de comportamento.