Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Educação em saúde para adesão de preservativo feminino: Relato de Experiência
Ryana de Souza Aparício, Rosijane Bentes Duarte, Sandy catarine Cunha Ferreira, Rayana Mourão da Silva, Pamela Suelen de Oliveira Reis, Maria do Livramento Coelho Prata, Layana de Souza Rebolças, Cleise maria Goes Martins

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


Apresentação: O estágio curricular urbano trata-se de uma disciplina obrigatória a ser cumprida pelos acadêmicos do 8º período do curso de graduação em enfermagem. Durante o estágio o acadêmico deverá colocar em prática as competências e habilidades adquiridas no decorrer do processo de formação. A disciplina é composta por módulos que abrangem outras disciplinas dentre elas a Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde da Família e da Coletividade e. seguindo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais, a Universidade visa formar o enfermeiro para atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade da atenção e a qualidade na humanização do atendimento. Desse modo, o módulo de saúde coletiva, propõe intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de determinado grupo, minimizando os agravos e promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem a partir da prática de educação em saúde com o tema adesão ao uso de preservativo feminino.

Desenvolvimento:  Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência a partir do estágio curricular supervisionado do módulo Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde da Família e da Coletividade da Universidade do Estado do Amazonas em uma UBS da cidade de Manaus. Foi realizado uma  prática de educação em saúde, na qual iniciou com a apresentação dos acadêmicos de enfermagem e do tema que seria abordado,  a importância do uso de preservativo feminino; em seguida iniciou-se a prática educativa, e para que as mesmas tivessem o melhor entendimento do tema abordado, utilizou-se uma prótese  sintética do sistema reprodutor feminino e apresentação do preservativo a todas as mulheres; durante a atividade foi demostrado o aspecto físico do preservativo, o  método de uso, esclarecendo dúvidas e mitos sobre o uso do mesmo, ressaltando ainda a importância do conhecimento da camisinha, os cuidados antes, durante e depois do uso, a fim de evitar uma gravidez indesejada ou até mesmo uma infecção sexualmente transmissível.

Resultados: A partir da atividade realizada foi possível identificar que as participantes aproveitaram o momento para esclarecer muitas dúvidas, demonstrando interesse em desmistificar alguns tabus. A maioria até então não conheciam o preservativo, como era utilizado e se era distribuído de forma gratuita pela UBS, percebeu-se que todas apresentaram um semblante de entusiasmo, permitindo a autonomia de realizar o cuidado com sua própria saúde, além de prevenir gravidez indesejadas e IST’s, aceitaram os preservativos que foram distribuídos e afirmaram que a partir dessa informação elas fariam uso do mesmo.

Considerações finais: Esse relato de experiência contribui para reforçar que a educação em saúde é uma ferramenta importante na atenção básica, é uma forma de aproximar os usuários dos serviços que a UBS disponibiliza, incentivando-os a cuidar mais da sua saúde, e sendo propagadores de informações uteis no processo saúde-doença, contribuindo para promoção e prevenção de doenças intervindo para que haja uma mudança de comportamento.

 


Palavras-chave


educação em saúde; atenção primária a saúde; preservativos.