Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Caracterização do estado nutricional e alimentar dos professores da rede pública de ensino de Coari-AM.
Francisca Márcia Borges Leal Moreira, Monike Emyline Andrade Rodrigues, Elison de Souza Sevalho, Ivone Lima Santos, Kaila Maria Melo Vasconcelos

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


O professor é o profissional responsável por trazer sobre si uma das mais importantes missões, que é a formação de novos profissionais, mas trazem consigo uma rotina estressante de trabalho, que acabam por refletir na sua qualidade de vida, deixando-os sujeitos a diversas vulnerabilidades entre elas.

Neste contexto, pouco se reflete sobre a qualidade de vida dos responsáveis pela educação da maioria dos estudantes brasileiros, e devido algumas dificuldades enfrentadas como baixos salários, alunos problemáticos, grande carga horária, excesso de exigência na atuação como profissional, percepção de qualificações inferiores entre outros motivos, somadas a grandes jornadas de trabalho, o sedentarismo o que os levam também a escolhas errôneas na alimentação, e consigo propiciando maus hábitos alimentares.

Este estudo contribui para obtenção de bons hábitos alimentares, para a prevenção de doenças que estão associadas à má alimentação, as quais estão crescendo de forma significativa nos dias atuais para os professores. Deste modo, o presente estudo busca avaliar o estado nutricional dos professores que atuam no Município de Coari-AM.

O estudo foi realizado em escolas municipais e estaduais da cidade de Coari-AM. A amostra foi definida a partir da contagem dos professores que se propuseram a fazer parte do estudo voluntariamente e estiverem dentro dos critérios de inclusão. A amostra populacional inclusa no estudo, foi composta por professores ativos da rede pública de ensino de ambos os sexos. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, CAAE: 40624614.  9.0000.5020.

As variáveis foram sexo, idade, peso, circunferência da cintura, abdominal, quadril, braço, estatura, IMC e consumo alimentar. O instrumento de coleta dos dados para avaliação do estado nutricional foi feito através da antropometria e avaliação do consumo alimentar dos professores.

A antropometria foi realizada de acordo com as Normas Técnicas do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Para a tomada de peso foi utilizada uma balança digital Glicomed com capacidade para 150 kg. Para aferição da estatura foi utilizado o estadiômetro portátil Cardiomed® com escala em milímetros com limite para 2.20m.

As circunferências da cintura do quadril e do braço foram obtidas através de fita métrica flexível, inelástica da TBW®, com escala em centímetros e limite de 150 cm, colocada diretamente sobre a pele. Avaliação do consumo alimentar ocorreu através do Recordatório 24h, método quantitativo que permite avaliar a ingestão de nutrientes.  A análise descritiva da população em estudo foi realizada com o auxílio do software Microsof Excel 2010, sendo as variáveis categóricas apresentadas na forma de porcentagem.

O município de Coari-AM, atualmente conta com 16 escolas da rede municipal e 15 da rede estadual, que totalizam 31 estabelecimentos públicos de ensino, das quais somente 16 escolas pôde-se realizar a pesquisa, sendo 10 estaduais e 6 municipais, somando um senso de 486 educadores, no entanto, houve perdas e recusas em participar do estudo de 73,1% (n=355). A amostra final foi composta por 131 (26,9% da população total) professores, dos turnos matutino e vespertino, sendo que 73,3% (n=96) eram do sexo feminino e, 26,7% (n=35) do sexo masculino.

Dentre as variáveis socioeconômicas da população estudada sem distinção de gêneros, a maioria (58%) possuíam faixa etária variando entre 30-45 anos, 13,7 % entre 18-29 anos, 27,5 % entre 46-59 anos e 0,8% > de 60 anos. O estado civil dos entrevistados verificou-se que 19% eram solteiros, 77,2% casados/uniões estável, 3,8% viúvos. A renda mensal dos entrevistados, analisou-se que 3,8% <1 SM, 23,7% 1-2 SM, 35,2 % 3-4 SM, 6,8% >5 SM e 30,5% não informaram. Em relação ao tempo de serviço, a maioria dos entrevistados cerca de 45, 8% possui >11 anos de docência, 16,8% <4 anos, 22,9% 5-10 anos, 14,5% não informaram.

Na avaliação antropométrica realizada nos participantes, avaliou-se quanto a classificação do Índice de Massa Corporal (IMC²), pois torna-se medida útil para avaliar o excesso de gordura corporal, pois, independentemente de sexo e idade, adultos com IMC igual ou superior a 30kg/m2 devem ser classificados como obesos.

Dentre os resultados obtidos a partir da população geral, o IMC dos 131 avaliados demonstraram que 0,8% apresentaram desnutrição, 26,7% estão eutróficos, 30,5% com sobrepeso e 42,0% com obesidade, sendo que o gênero feminino, 30,5% apresentou índices preocupantes de obesidade, ao contrário do gênero masculino que obteve 11,5% com obesidade.

Visto que na classificação do IMC² obteve-se um grande número de professores de ambos os sexos com peso elevado, fez-se então a distribuição desses profissionais por grau de obesidade. Neste contexto, os professores do sexo feminino apresentaram maior prevalência em todos os graus de classificação de obesidade. No estado de obesidade grau III apresentou índices de 3,9%, prevalente somente no sexo feminino. Já no estado de obesidade do grau II os resultados foram de 3,0% para homens e 7,1% para mulheres. Quanto à obesidade do grau I as taxas ficaram de 8,4% para homens e 21,4% mulheres, nota-se que o índice é quase três vezes superior ao do sexo masculino.

Devido à grande prevalência de sobrepeso/obesidade, avaliou-se a Circunferência da Cintura (CC), onde observou-se que a probabilidade para risco aumentado e muito aumentado para doenças cardiovasculares, predominou-se no sexo feminino. Alguns fatores podem estar associados, por isso observou-se outras variáveis na população geral estudada, tais como a jornada de trabalho, cerca de 39% possui 4h, 51,9% possui 8h e 9,1% possui 12h. Em relação a atividade física, 55,7% declaram não praticar.  Quanto os fatores genéticos na população geral, o que se mais destacaram foram Hipertensão Arterial Sistêmica (69, 4%), Diabetes mellitus (39,7%) e Câncer (34%).

Quanto a avaliação do consumo alimentar, as análises realizadas no Recordatório 24h, o fracionamento das refeições mostrou que a maioria dos docentes de ambos os sexos realizavam quatro refeições (44,3%) ao longo do dia, dentre as quais se destacaram o almoço com 95,4%, desjejum com 85,5%, jantar com 82.4%, lanche da tarde com 76,3%.

Para completar as análises da avaliação alimentar, foi calculado as calorias dos 131 recordatórios, no qual foi possível observar que o sexo masculino o consumo de calorias das refeições realizadas ao longo do dia ficou entre 1, 531.90 kcal e 2, 991.23 kcal. Já as mulheres consumo ficou entre 1, 399.65 kcal e o de maior consumo foi de 2,701,95kcal.

Quanto à participação em projetos voltados para avalição nutricional e/ou mesmo consulta, ou qualquer atividade que esteja relacionado a alimentação saudável, obteve-se os seguintes resultados: 38,9% (n=51) já haviam participado, seja na forma de consultas, assistido palestras, entre outras atividades voltadas para o tema, mas 61,1% (n=80) dos educadores que se dispuseram de livre espontânea vontade a participar desse projeto.

Dessa forma, a grande prevalência de sobrepeso e obesidade entre os professores mostra a necessidade de trabalhar com esses profissionais, levando Orientações Nutricionais que venham contribuir para promoção hábitos de alimentares saudáveis e com isso proporcionar qualidade de vida. É de fundamental importância que haja implantação de ações na área da saúde pública, voltadas para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), e outras patologias associadas à obesidade, levando em consideração o estado nutricional dos professores atuantes no Município de Coari-AM.


Palavras-chave


Professores; avaliação nutricional; obesidade