Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-23
Resumo
O projeto intitulado: “O brinquedo como instrumento de cuidado e humanização na Clínica” é uma atividade da proposta da Disciplina de Bases Psicológicas, ofertada no IV- Semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem e se caracteriza na modalidade de extensão universitária da Faculdade Princesa do Oeste – FPO. Defende-se, que a internação hospitalar causa inúmeras implicações emocionais para criança e família que vivenciam o evento, gerando impacto no processo saúde-doença durante o período de internação hospitalar e um profundo desafio para aqueles que cuidam. A experiência que ora relatamos tem como objetivo geral implementar o espaço da brinquedoteca do Hospital São Lucas, minimizando a ansiedade e sofrimento causado pelo processo de internação e adoecimento promovendo a humanização na clínica. Dentre os objetivos específicos propiciar espaço de vivência do acadêmico com as crianças hospitalizadas, família e profissionais da saúde, bem como ofertar a oportunidade do fortalecimento do vínculo: Criança/ família. Utilizou-se com metodologia a pesquisa-ação, por entender que uma importante estratégia para qualquer processo investigativo, no qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela. O cenário do estudo foi a pediatria do Hospital São Lucas, localizado nos sertões do Ceará, o mesmo é referência para 11 municípios. Foram respeitados os princípios éticos recomendados pela resolução 466/ 12 do CONEP (Comissão Nacional de Ética na Pesquisa). No período de agosto a outubro de 2017. No primeiro momento ciclos de debates em sala sobre a temática, estudo diagnóstico da pediatria do Hospital de referência e visita á instituição. No segundo momento planejamento das ações conforme a faixa etária dos internos (29 dias a 11anos e 11 mêses) para utilizarmos o processo de enfermagem na assistência a criança, familiares e profissionais durante o período de hospitalização. No terceiro momento os alunos apresentaram os circuitos em sala apresentando material confeccionado, bem como respaldo teórico e para encerrarem a ação apresentaram a atividade no espaço hospitalar para as crianças, familiares e profissionais de saúde. Da experiência identificou-se que durante o cuidado de crianças hospitalizadas, o brinquedo tem valor terapêutico, influenciando diretamente no restabelecimento físico e emocional, pois pode tornar o processo de hospitalização menos traumatizante, fornecendo melhores condições para a recuperação. A utilização do brincar em Enfermagem Pediátrica serve como meio de comunicação entre os profissionais e a criança, detectando a singularidade de cada uma, contribuindo para a redução da ansiedade associada à doença e à hospitalização. Considera-se oportuno que esse projeto possa incorporar novas ações de promoção de saúde mental, transformando a extensão universitária em uma prioridade do ensino dos cursos de graduação na área da saúde da Faculdade Princesa do Oeste.