Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
Francisca Fátima Santos Freire, Vânia Barbosa Nascimento, Cosmo Hélder Ferreira Silva, Antonio Germane Alves Pinto, Ana Linhares Pinto, Francisco Arlyson Silva Veríssimo, Ana Kelly Oliveira, July Grassiely Oliveira Branco

Última alteração: 2018-01-23

Resumo


O projeto intitulado: “O brinquedo como instrumento de cuidado e humanização na Clínica” é uma atividade da proposta da Disciplina de Bases Psicológicas, ofertada no IV- Semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem e se caracteriza na modalidade de extensão universitária da Faculdade Princesa do Oeste – FPO. Defende-se, que a internação hospitalar causa inúmeras implicações emocionais para criança e família que vivenciam o evento, gerando impacto no processo saúde-doença durante o período de internação hospitalar e um profundo desafio para aqueles que cuidam. A experiência que ora relatamos tem como objetivo geral implementar o espaço da brinquedoteca do Hospital São Lucas, minimizando a ansiedade e sofrimento causado pelo processo de internação e adoecimento promovendo a humanização na clínica. Dentre os objetivos específicos propiciar espaço de vivência do acadêmico com as crianças hospitalizadas, família e profissionais da saúde, bem como ofertar a oportunidade do fortalecimento do vínculo: Criança/ família. Utilizou-se com metodologia a pesquisa-ação, por entender que uma importante estratégia para qualquer processo investigativo, no qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela. O cenário do estudo foi a pediatria do Hospital São Lucas, localizado nos sertões do Ceará, o mesmo é referência para 11 municípios. Foram respeitados os princípios éticos recomendados pela resolução 466/ 12 do CONEP (Comissão Nacional de Ética na Pesquisa). No período de agosto a outubro de 2017. No primeiro momento ciclos de debates em sala sobre a temática, estudo diagnóstico da pediatria do Hospital de referência e visita á instituição. No segundo momento planejamento das ações conforme a faixa etária dos internos (29 dias a 11anos e 11 mêses) para utilizarmos o processo de enfermagem na assistência a criança, familiares e profissionais durante o período de hospitalização. No terceiro momento os alunos apresentaram os circuitos em sala apresentando material confeccionado, bem como respaldo teórico e para encerrarem a ação apresentaram a atividade no espaço hospitalar para as crianças, familiares e profissionais de saúde. Da experiência identificou-se que durante o cuidado de crianças hospitalizadas, o brinquedo tem valor terapêutico, influenciando diretamente no restabelecimento físico e emocional, pois pode tornar o processo de hospitalização menos traumatizante, fornecendo melhores condições para a recuperação. A utilização do brincar em Enfermagem Pediátrica serve como meio de comunicação entre os profissionais e a criança, detectando a singularidade de cada uma, contribuindo para a redução da ansiedade associada à doença e à hospitalização. Considera-se oportuno que esse projeto possa incorporar novas ações de promoção de saúde mental, transformando a extensão universitária em uma prioridade do ensino dos cursos de graduação na área da saúde da Faculdade Princesa do Oeste.


Palavras-chave


Lúdico; Ansiedade; Saúde da Criança;