Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A Leitura como dispositivo de vínculo entre a Saúde e a Educação
Ana Paula Cappellari, Ayane Pontes Machado, Ayane Pontes Machado, Jéssica Hilário de Lima, Jéssica Hilário de Lima

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: do que trata o trabalho e o objetivo

O Programa Saúde na Escola (PSE), foi instituído em 2007. Constitui uma política intersetorial, da Saúde e da Educação, voltada para as crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira e tem como objetivo promover saúde e educação integral. A Estratégia da Saúde da Família (ESF), no âmbito do SUS, presume a organização de ações coletivas e a reestruturação das práticas de saúde a partir da interdisciplinaridade e da intersetorialidade, em um dado território.

Visando as ações do PSE do ano de 2017, através da parceria da ESF Santa Tereza com um Conselheiro Local de Saúde, foi implementado um grupo de leitura no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Prisma, cujo objetivo é levar até crianças e adolescentes o hábito de ler e a sua importância, estimular a iniciativa, promover a interação entre os alunos, além de proporcionar a troca de conhecimentos e o despertar de novas ideias. A equipe mantém várias ações em parceria com o SCFV, o que fortalece o vínculo entre os dois setores, Saúde e Educação.

O Serviço de Apoio Socioeducativo atende aproximadamente 40 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos do território. Além do apoio socioeducativo, garante proteção social para crianças vulneráveis econômica e socialmente. É desenvolvido no turno inverso ao da escola, oferecendo alimentação, apoio pedagógico e psicossocial e, quando necessário, encaminhamento aos serviços de saúde.

Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo

O Grupo de Leitura SCFV Prisma ocorre semanalmente e tem duração de aproximadamente 2 horas. Além das crianças, adolescentes e educadores, a multiprofissionalidade está presente no grupo, uma vez que há a participação dos profissionais da equipe, Residentes em Saúde Coletiva e acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina.

Nos encontros realizados, diferentes formas de literatura e instrumentos de comunicação são utilizados como revistas, livros, histórias infantis, gibis, jornais, encartes de propagandas, entre outros. Além disso, materiais em diferentes idiomas são apresentados aos participantes, despertando o interesse por novas culturas mundiais.

As ações são planejadas, em princípio, pelo Conselheiro Local de Saúde, Sr. Bolívar e executadas coletivamente por todos os profissionais envolvidos. O olhar diferente de cada profissional faz com que surjam ideias que transcendam somente a leitura. Por exemplo, em meio a vivência no SCFV, notou-se a importância de trabalhar os novos modelos familiares – forma de abordar o respeito em relação às diferentes constituições de família, as quais estão presentes no cotidiano.

Utilizando como base os contos infantis como: Branca de Neve e os Sete Anões, Os Três Porquinhos, Cinderela, A Bela e a Fera, entre outros, a equipe fez uma abordagem sobre os novos modelos familiares e com auxílio de materiais como EVA, cola e Personagens impressos, os participantes expuseram suas famílias e apresentaram as mesmas para os seus colegas, proporcionando assim, uma discussão muito proveitosa, com base no respeito e na aceitação das diferenças sobre as diferentes famílias formadas entre os próprios participantes. A metodologia interativa proporciona o estímulo da reflexão crítica sobre os temas de forma dialogada e interativa, possibilitando a ampliação de conhecimentos de todos os envolvidos no processo da leitura.

Resultados e/ou impactos: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa

Considerando os determinantes sociais e o uso das novas tecnologias da informação, como a internet, o celular, a televisão, além das vulnerabilidades que estas crianças e adolescentes vivenciam em sua comunidade, o hábito da leitura torna-se secundário ou até mesmo inexiste. Por meio das ações realizadas pela equipe da ESF Santa Tereza foram observados diferentes níveis de leitura e escrita entre as crianças e adolescentes que o SCFV atende, dessa maneira, o grupo de leitura torna-se fundamental para trabalhar as especificidades de cada aluno e para habituá-los a esta ferramenta de extrema importância.

A falta de respeito com o outro, o “bulling”, o apelo sexual, a violência e a dificuldade de aprendizado são visíveis e devem ser trabalhados com os participantes. Sendo assim, o trabalho de leitura em equipe é de extrema importância, pois é um espaço onde todos esses temas podem ser debatidos de maneira proveitosa, intelectual e dinâmica.

O grupo de leitura proporcionou uma maior troca de experiência entre os participantes. A leitura compartilhada faz com que interpretações diferentes sejam explicitadas por diferentes leitores, possibilitando, dessa forma, que uns aprendam com os outros, ampliando e aprofundando seus conhecimentos, críticas e curiosidades. Quando aparecem outras interpretações sobre o mesmo texto, passa-se a considerar diferentes pontos de vista, modificando, ampliando ou reforçando os seus. Considerar o que um colega compreendeu, que caminho percorreu para chegar àquela conclusão e localizar qual parte da leitura possibilitou sua análise, ajuda-o a buscar sentido, a entender melhor o conteúdo e a ampliar sua própria interpretação sobre aquele texto e sobre outras leituras.

Os impactos foram muito significativos, mobilizando, até mesmo, outros espaços. Com o conhecimento do grupo de leitura, alunos e profissionais da saúde realizaram doações de livros para que a biblioteca do SCFV Prisma pudesse ser renovada. Atualmente, eles têm um espaço revitalizado onde os livros são guardados. Tal ação despertou ainda mais o interesse dos alunos pela leitura.

Considerações finais

A leitura é um dos melhores exercícios para a mente, além de estimular a criatividade e incitar o senso crítico, auxilia no enriquecimento do vocabulário. Esses benefícios, entretanto, tornam-se mais interessantes quando divididos com outras pessoas que compartilham essa mesma experiência.

Partindo de uma forma dinâmica, lúdica e colaborativa, o Grupo de Leitura torna-se atrativo e prazeroso, ao mesmo tempo é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação do PSE. São momentos de aprendizagem significativa para todos os envolvidos e que proporcionam um olhar mais crítico e reflexivo.

O grupo serve como estímulo e sensibilização da equipe sobre a importância de investir em ações de promoção da saúde, considerando que: segundo os Ministérios da Saúde e da Educação, a articulação intersetorial das redes públicas de saúde e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.


Palavras-chave


Leitura; Grupo; Saúde