Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ENSINAR E APRENDER EM SAÚDE MENTAL NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Francisca Fátima Santos Freire, Viviane Pereira Ljma Verde Leal, Vânia Barbosa Nascimento, Cosmo Helder Ferreira Silva, Francisca Bertilia Chaves Costa, July Grassiely Oliveira Branco, Ana Kelly Silva Oliveira, Ana Linhares Pinto

Última alteração: 2018-01-23

Resumo


Atualmente um dos grandes desafios acerca da questão da saúde/doença mental no Brasil com vistas á reforma psiquiátrica, repousam na conduta dos profissionais em saúde e na sociedade. Há seis anos atuando como enfermeira e profissional do Sistema Único de Saúde, na assistência e no ensino em saúde, trilhei o caminho com mais singularidade no campo da Saúde Mental, por acreditar nos ideais de uma cultura antimanicomial. Militante na proposta, acreditei na efetivação de uma política integral e humanizada na área. Entendia-se, que a escola, o Centro de Atenção Psicossocial, o teatro ou qualquer lugar poderia vir a ser espaço de diálogo, de pesquisa, espaço de construção de novos conhecimentos. Na área de saúde, surgem questionamentos sobre o perfil do profissional formado, principalmente, com a preocupação relativa à tendência à especialização precoce e ao ensino marcado, ao longo dos anos, assim, se reveste de relevância social o presente trabalho por defender que é necessário intervir ainda na formação dos profissionais em saúde, por acreditar-se que a escola é espaço de transformação social por excelência. Este artigo é resultado de uma experiência realizada em na escola de ensino profissionalizante Manoel Mano- EEP- Manoel Mano, em tempo integral no estado do Ceará, que teve como objetivo geral desenvolver uma ação colaborativa nas aulas de saúde mental. Esse estudo se caracteriza como pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, que nos possibilita um olhar abrangente e profundo sobre o tema. Fruto do trabalho de conclusão de curso de especialização em Docência do Ensino Profissionalizante, ofertado pelo Instituto Federal do Ceará- IFCE. O referido estudo foi realizado no município de Crateús-Ce, no período de 12 a 29 de Novembro de 2013, na Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, que está situada na Rua Dr. Júlio Lima, no bairro Fátima II, no município de Crateús na região dos Sertões de Crateús do Estado do Ceará, área considerada de risco social. Utilizou-se, essa proposta no espaço da sala de aula, no ensino médio, no módulo de Saúde Mental, com vistas a contribuir para a formação de futuros profissionais de saúde. A motivação veio pela insatisfação com a metodologia tecnicista e tradicional utilizada nas aulas observadas no período do estágio, quando percebeu-se que os alunos mostravam-se apáticos à temática, desmotivados e que acima de tudo demonstravam aversão e temor com a abordagem ao paciente em sofrimento psíquico. Oportunizando situações que facilitem ao aluno a discussão e reavaliação de conceitos e práticas que os instigue a uma consciência crítica. Os sujeitos da pesquisa foram 33 alunos, do 2º Ano do curso Técnico em enfermagem, a professora da disciplina, e 04 professores orientadores de estágio. No período de estágio realizou-se observações diretas e indiretas, registros rigorosos, grupos tutoriais, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2013. Os resultados foram apresentados e discutidos destacando-se as informações colhidas, pelo depoimento dos sujeitos, transcreveu-se cinco depoimentos de alunos no primeiro encontro e, no final do módulo, seus discursos foram novamente analisados, devendo-se ressaltar que as impressões do professor e de um orientador de estágio, também foram analisadas. Os resultados colhidos foram organizados em duas categorias: Conhecendo a realidade e Intervenções relevantes no lócus da pesquisa. Os resultados foram apresentados e discutidos destacando-se as informações colhidas pelo depoimento dos sujeitos, tendo como fundamento para discussão a literatura revisitada. As condutas éticas foram preservadas. Analisar a realidade pedagógica institucional é uma ousadia, mas no intuito de contribuir com a formação dos futuros profissionais de saúde iniciou-se nossa caminhada por caminhos inicialmente circunscritos ao Eixo gestor, aos órgãos colegiados, aos indicadores da secretaria, ao projeto político pedagógico da instituição, ás séries históricas dos índices de evasão e aprovações externas e por fim as observações em sala de aula, na condição de pesquisador. Essa abordagem nos remete ao contexto das mudanças vivenciadas na história da Educação profissional no Brasil, nos fez redobrar as buscas na literatura e pesquisas, para que as argumentações aqui apresentadas tivessem respaldo. A turma é composta por 36 alunos sendo apenas 05 do sexo masculino, com faixa etária entre 16 e 17 anos. Segundo as informações colhidas no diagnóstico sócio- econômico da turma,  a renda média está entre 01 salário mínimo a 03 salários, 62% dos alunos entrevistados informam que possuem computador/internet para realizarem pesquisas no domicílio. Verificou-se que as notas do eixo profissional sobrepõem-se as notas da base comum, sinalizando maior envolvimento dos alunos com os temas profissionais. Observou-se também que os desempenhos das verificações parciais estão abaixo do esperado, 35% estão com desempenho satisfatório, porém, os professores que lecionam nessa turma salientam que essa sala foi admitida na instituição com grandes limitações na 1ªsérie do ensino médio, sendo resultado de um 9ºano deficiente.  Mas conforme os exames internos a turma tem melhorado os resultados. Nesta argumentação erigimos o presente estudo, encontrando respaldo nas correntes sóciointeracionistas, nas metodologias ativas e problematizadoras, desvelando-se grandes arestas ao abordar essa temática. Identificou-se que as matrizes curriculares dos cursos em saúde estão voltadas realmente para o tecnicismo, implicando na vertente apenas do aprender a fazer, defendeu-se a necessidade do aprender a ser, buscando-se a formação de um ser crítico e reflexivo, capaz de interferir nos cenários a que pertencem. Nesse sentido, percebe-se o grande desafio dos profissionais de saúde que integram os serviços atualmente, pois a maioria não estudou em seus currículos metodologias interativas, são reprodutores de uma educação autoritária em seu espaço de trabalho, reproduzindo gratuitamente a ineficiência, inoperância e indiferença nos espaços que atuam. Durante a vivência observou-se que existem muitos entraves que dificultam o sucesso das atividades, percebeu-se também, o quão importante é planejar as atividades e observar o impacto na formação do aluno. Nas reuniões intercalares os alunos foram enfáticos em manter a disciplina e a ordem durante as atividades propostas.  Há diversos desafios que interferem no processo de mudança da educação, apontando para a necessidade de romper com a cultura tradicional e cristalizada no ensino em saúde, resgatando a formação holística, com foco no humano, visto que  ensinar saúde mental visto que os alunos apoiem as propostas da política de humanização da assistência, ainda é um desafio, para os processo de ensino e aprendizagem. Urge, portanto, uma reformulação que busque a produção do conhecimento por meio de conteúdos que instiguem o aluno a aprender, tornando essa aprendizagem significativa para sua vida pessoal e profissional.


Palavras-chave


Ensino Profissionalizante. Atenção Psicossocial. Educação Permanente