Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Dança: movimento, música, descontração e saúde
Ayane Pontes Machado, Ana Paula Cappellari, Jéssica Hilário de Lima, Luciano Ferreira dos Santos

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


A Dança é uma forma de exercício para que as pessoas de todas as idades possam manter a forma além de se divertirem e ter muitos benefícios positivos para a saúde. Este relato tem como objetivo descrever a experiência da concepção de um grupo de Dança em uma unidade de Saúde de Porto Alegre-RS.

Desenvolvimento do trabalho:descrição da experiência ou método do estudo

O grupo teve início no final de 2016 a partir de uma experiência com alunos de uma disciplina do curso de Educação Física da UFRGS, na Unidade de Saúde Santa Tereza. Após o término do projeto da universidade o grupo solicitou que as atividades tivessem continuidade na unidade de saúde. Então, um Agente Comunitários de Saúde (ACS), assumiu o grupo como coordenador e assim passou a ensaiar coreografias e repassá-las aos participantes. O repertório é diversificado, do ponto de vista de ritmos, coreografias e complexidade de movimentos. A dança é realizada semanalmente, no Salão da Capela anexa a Unidade de Saúde e tem duração de uma hora e trinta minutos, iniciando sempre com um leve aquecimento e embalada por música boa e diversão dos participantes. Demanda dos participantes movimentos amplos, variados, coordenados e ritmados, acompanhando a marcação do coordenador e do grupo.

Resultados

O grupo de dança tem estimulado usuários de idades variadas a participarem das aulas - desde crianças a idosos..Além disso, o ACS que coordena o grupo tem sido convidado a participar de atividades em outros espaços e outras unidades possibilitando a integração da equipe da Unidade Santa Tereza com outras equipes e grupos. O contrário também acontece com a recepção de outros grupos na unidade como danças circulares e outros projetos.

Considerações finais

A Atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Quando pensamos em ações inovadoras de cuidado em saúde podemos relacionar com ações de promoção de saúde e, então concluir, que o Grupo de Dança é uma potente ferramenta para alcançar o bem estar dos participantes. A dança, além de possibilitar a melhoria da qualidade de vida e da saúde das pessoas, também auxilia na prevenção de doenças e especialmente na Saúde Mental das pessoas que a praticam. Também melhora a autoestima e a integração entre os participantes que, de maneira descontraída, fazem os movimentos corporais que auxiliam no equilíbrio e na coordenação corporal. Ainda, as relações e vínculos são ampliados, proporcionando a formação de outras relações de convivência e estimulando ações que refletem no território e na comunidade.


Palavras-chave


Dança; saúde; grupo