Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-22
Resumo
Modalidade: Resumo estendido
Tipo: Relato de experiência
Tema: Educação
Alessandra V. S. Cerqueira; Gabriela P. Rocha; Jairo B. S. Filho; Monica M. L. Pereira
APRESENTAÇÃO
A cooperação Técnica é imprescindível como mecanismo de desenvolvimento e é viabilizada pela transferência e absorção de conhecimentos técnicos e compartilhamento de saberes. As iniciativas de cooperação técnica são ferramentas que fomentam o desenvolvimento, promovendo a capacitação humana e institucional, levando a mudanças estruturais nas realidades.
Dessa forma, objetiva-se relatar a experiência da implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão nos municípios da Região de Saúde Centro-Norte da Bahia.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Trata-se de uma ação de integração institucional entre a Equipe Técnica de Apoio Institucional, referência para a Região de Saúde Centro-Norte, da Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e o Núcleo de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde da DAB, com a perspectiva de qualificação de gestores e de técnicos responsáveis pelo e-SUS AB nos municípios vinculados à região de saúde.
A experiência emergiu a partir de um questionário criado pela DAB no FORMSUS/DAB/SESAB para diagnosticar quantos municípios no Estado da Bahia possuíam equipamentos em no mínimo uma Equipe de Saúde da Família, instalados e interligados em rede, em plena condição de funcionamento seguindo as normas de configuração, de quantidade e de existência de impressora, para a implantação do PEC.
Vale ressaltar que os dados gerados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) de janeiro a março de 2017 ficou constatado que apenas 01 (um) município da Região de Saúde Centro-Norte, possuía uma equipe enviando dados pelo PEC.
Para elaborar um caminho metodológico a equipe de Apoio Institucional realizou o monitoramento do questionário FORMSUS, que apontou que dos 38 municípios da Macrorregião de Saúde Centro-Norte, 15 possuíam ao menos uma equipe com equipamentos instalados e que poderiam receber ofertas de Educação Permanente para apropriação do sistema e iniciar o atendimento utilizando o PEC.
1º Momento: Apropriar os técnicos de Informática (TI) de referência das Regionais de Saúde e também as Referências Regionais da Atenção Básica sobre o manejo e utilização do E-SUS, SISAB, PEC. Os temas abordados foram: Orientações básicas de navegação do sistema, Controle de Acesso ao Sistema, Como Criar/Alterar Sua Senha, Gerar Contrachave, Redefinir senha do administrador, Sistema Operacional, Banco de Dados, Sistema com PEC, Controle de Uso do Sistema e-SUS AB, Cadastro do Gestor do e-SUS AB no Sistema de Controle de Uso e-SUS AB, Cadastro do Responsável pela Instalação, Tipos de Instalação do Sistema, Instalação do prontuário, Administração do PEC, Como importar CNES, Definir agenda dos profissionais, Perfis de acesso, Transmissão de dados, Controle de envio e recebimento de fichas, Recebimento de CNES, Fluxo Recomendado na Transmissão de Dados, Sincronização com Aplicativos para Tablet, e Exportar BPA.
2º Momento: Apropriar os técnicos de Informática (TI) de referência de cada município e os coordenadores de AB municipais sobre o manejo e utilização do E-SUS, SISABE e PEC. Os temas abordados foram os mesmos do 1º momento.
3º Momento: Capacitar as Equipes de Saúde da Família (ESF). Este momento foi elaborado para uma equipe piloto por município e que esta equipe deverá ser a multiplicadora para as demais equipes do município. O formato foi de Oficina teórica e prática com foco no Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano (SOAP), e teve como público-alvo: Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Recepcionistas, Técnico de Enfermagem e Coordenadores de Atenção Básica. Nesta atividade todos os participantes tiveram acesso a um computador para o exercício da prática. Os temas abordados foram: Escuta inicial, fluxo do cidadão, agenda, atendimento SOAP e recurso do PEC, senhas, manual do PEC, responsáveis pela gestão do programa, rotina de envio de dados, backup das informações, relatórios analíticos e descritivos além do uso das informações para gestão da AB e suas implicações na avaliação do processo de trabalho da equipe segundo Portaria 2.488/2011 e em seguida, à Portaria 2436/17.
Durante a fase de implantação nos 30 dias após a capacitação, os municípios tiveram a garantia de oferta de apoio à distância (Teleconsultoria, Webconferência, Videoconferência) e/ou suporte técnico presencial.
IMPACTOS
A Macrorregião de Saúde Centro Norte possui trinta e oito municípios dos quais quinze (39,47 %) responderam ao questionário no FORMSUS/DAB/SESAB, que possuíam ao menos uma equipe com equipamentos instalados e que necessitavam de capacitação para implantar o PEC, e mais 10 municípios posteriormente solicitaram treinamento por meio de ofício. Portanto, vinte e cinco (25) municípios da região receberam o treinamento até Outubro, totalizando um percentual de 65,78% do total de municípios da região.
No mês de Outubro de 2017, todos os vinte e cinco municípios finalizaram o treinamento e destes, quinze já estão com PEC implantado em, pelo menos, uma ESF, constatado no relatório de envio SISAB/outubro, indicando assim que 60% dos municípios treinados já enviam sua produção utilizando o PEC.
Outro dado relevante é que através do relatório de envio até setembro de 2017 haviam 05 municípios que ainda utilizavam versões descontinuadas do PEC anteriores a 1.3 e a partir de outubro de 2017 não foi constatado nenhum município utilizando versões desatualizadas. Este fato deu-se em razão do treinamento realizado para os técnicos de TI municipais, que entenderam a importância de manter o sistema atualizado, no sentido de não haver perdas de dados, como também propiciar informações fidedignas paras Equipes de Saúde que produzem cuidado.
Esta intervenção visou ainda estimular os Coordenadores de Atenção Básica a adotarem em suas práticas, a cultura de avaliação e monitoramento utilizando os relatórios do PEC para acompanhamento e planejamento das ações de saúde e qualificação das práticas de cuidado à Saúde.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A experiência permitiu uma construção coletiva que comprova a potencialidade da cooperação técnica como uma ferramenta para a transformação de realidades locais e proporcionou um trabalho integrado segundo conceito de Peduzzi (2001), entre a equipe de apoio institucional e equipe e-SUS DAB, pois possibilitou troca e ressignificação de saberes. A realização desta metodologia possibilitou elevação no envio de dados da produção da Atenção Básica de um município (3,8%) para 15 municípios (60%), significando um crescimento de 56,02%. Espera-se ainda, ampliação deste percentual, considerando o monitoramento dos meses de novembro e dezembro.
Portanto, considera-se que esta estratégia obteve êxito e foi relevante para revisão dos processos de trabalho e de estudo de desempenho na Atenção Básica corroborando com a proposta do PMAQ, no que diz respeito a produção de indicadores. E que ainda está em consonância com a proposta de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para subsidiar a qualidade no atendimento à população e resolutividade na Atenção Básica.