Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A importância da alimentação saudável na velhice para o controle de doenças crônicas não transmissíveis.
Fabiane Diniz Machado Vilhena, Alessandra Crystine da Silva Duarte, Bruna Damasceno Marques, João Lucas Moraes Souza, Daiane de Souza Fernandes

Última alteração: 2018-05-22

Resumo


Apresentação:

O ato de brincar contribui para o desenvolvimento integral e dinâmico do ser humano, seja criança, adulto ou idoso. Pois, o jogo pode ser considerado um importante meio educacional, visto que propicia aprimoramento das áreas: cognitiva, afetiva, linguística, social, moral e motora. Assim como, auxilia na construção da autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e interação.

Nesse sentindo, a atividade lúdica possui como objetivo o entretenimento, no qual diverte e dá prazer aos envolvidos, caracteriza-se normalmente por conter instrumentos visualmente atrativos, eventualmente com música e animação. No que diz respeito ao público idoso, é necessário desafiar a curiosidade e o interesse crescente para a exploração do jogo, sendo assim, deve ser de fácil interação, com uma linguagem clara e objetiva e com variações do nível de dificuldade. Dessa forma, será possível a compreensão do jogo e o desenvolvimento da capacidade mental.

Sendo assim, um jogo para ser útil no processo educacional, deve ser adequado as habilidades e limitações de seus jogadores, desse modo será possível a participação ativa de todos. Sabendo que a ação foi realizada em um centro de convivência, no qual possui o objetivo de romper com o cotidiano das tarefas do lar e das obrigações com os familiares, são disponibilizados espaços onde ocorrem atividades e discussões que possibilitam além de aprendizagem, convivência com pessoas da mesma idade. Desse modo, essas relações proporcionam suporte social que refletem na melhoria da saúde e na satisfação com o bem-estar físico e emocional.

Em razão disso, durante a realização de uma atividade lúdica com idosos hipertensos e/ou diabéticos, a fim de promover aprendizagem sobre uma alimentação adequada, foram avaliadas suas concepções prévias acerca do que seria um café da manhã saudável de acordo com suas comorbidades. E para isso, elaboramos uma dinâmica que almejou a interação, novos saberes e avaliar o comportamento dos idosos após o recebimento de informações.

Desenvolvimento do trabalho:

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Foi realizado em novembro de 2017, em uma ação educativa realizada por acadêmicos do curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Pará, com um grupo de idosos que participam de um projeto de extensão denominado Idoso Saudável, na cidade de Belém - Pará. Inicialmente, foram dadas aos ouvintes, apenas por meio de diálogo, explicações sucintas sobre a fisiopatologia das doenças crônicas e as implicações que causam na vida do portador. No momento seguinte, foram dadas dicas de alimentação saudável baseadas nas recomendações do Ministério da Saúde, presentes nos Cadernos de Atenção Básica, e no manual para profissionais sobre a Alimentação Saudável da Pessoa Idosa. Estas indicações incluíam a ingesta de alimentos no estado mais natural possível, a adaptação das fibras, legumes, verduras e grãos integrais na dieta, a diminuição de sal no preparo dos alimentos e até mesmo a retirada do saleiro da mesa. No último momento, o ponto principal da ação, foi buscado avaliar se os participantes estavam aptos a relacionar todas as informações nutricionais recebidas durante a execução da atividade e, dessa forma, montar uma refeição saudável. Nesta última etapa foram utilizadas diversas figuras de alimentos e um cartaz de papel. Três ouvintes foram convidados a participar da atividade, que consistia em inserir no cartaz as figuras que continham os alimentos mais recomendadas para consumo no prato proposto, que nesse caso o foi o café da manhã, escolhido por ser uma das refeições mais importantes do dia, já que tem o papel de responsável pela reposição da energia gasta pelo organismo durante o grande intervalo de tempo que segue a última refeição, em geral, feita na noite anterior.

Em relação as figuras entregues para os participantes, o conjunto que incluía os alimentos saudáveis continha frutas, como: uvas, bananas e mamão, laranjas, ovos cozidos, chás, leite, pães integrais, entre outros. O grupo referente aos alimentos de devem ser evitados incluía refrigerantes, ovos fritos, pastéis, alimentos em conserva, pães comuns, pizzas, e etc.

Resultados e/ou impactos:

O prato de café da manhã montado pelos participantes apresentava uma grande quantidade de imagens com frutas e alimentos com fibras, e assim foi bem recebido pelo restante dos ouvintes. Dessa maneira, por meio das escolhas dos alimentos, foi possível identificar que os envolvidos possuíam conhecimento acerca dos alimentos nos quais são indicados para o tipo de refeição que foi proposta. Sendo assim, pôde-se observar que a maioria estava apta a fazer a aplicação do que foi aprendido durante a ação.  O resultado foi avaliado como positivo, tanto pelos responsáveis da atividade, quanto pelos outros participantes. Algumas observações foram feitas em relação ao que estava sendo apresentado no cartaz apenas para reforçar ao público as dicas nutricionais dadas, como por exemplo, o detalhe de que mesmo sendo recomendada a ingesta de frutas, a pessoa portadora de diabetes não deve exagerar no consumo, e se possível, se alimentar da fruta de modo natural, e não na forma de suco.

Considerações finais:

Portanto, a ação realizada na instituição de convivência, constituiu-se de uma atividade avaliativa estimulando a participação e a interação dos idosos referente à nutrição nas fases do dia, principalmente do café da manhã. Desse modo, colocando e esclarecendo a importância da primeira alimentação para a aquisição de energia, e nutrientes necessários para o decorrer do dia.

Outro aspecto importante refere-se à atenção que é dedicada a nutrição velhice para portadores de doenças crônicas, por todos os participantes na discussão do que é recomendado e o que se adequa as condições desses indivíduos, as quais são fisiológicas, econômicas e sociais. Além disso, foi desmistificado qual ou quais alimentos são saudáveis e não saudáveis, colocando sobres esses idosos, que dependendo do alimento e de seu acompanhamento poder fazer bem ou pode ser prejudicial, tendo que a alimento em si não é ruim. Sendo assim, foi posto que determinados ingredientes potencializavam os riscos para a ocorrência das diabetes mellitus, devido o teor de açúcar e carboidratos.

 


Palavras-chave


Idoso; Alimentação; Enfermagem