Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A dramatização como instrumento de aprendizagem em comunicação de más notícias: uma experiência no Internato de Medicina da Universidade Federal do Amazonas.
Maria Eugênia Capanema D' Avila, Jennifer Thamiris Castro de Souza, Frederico Germano Lopes Cavalcante, Wilderi Sidney Gonçalves Guimarães

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


Apresentação: A qualidade da comunicação entre médicos e pacientes pode influenciar positivamente nos indicadores de saúde. A Medicina de Família e Comunidade possui como um de seus princípios básicos a boa relação com as pessoas sob seus cuidados. Uma das atividades executadas durante o Estágio em Medicina Preventiva e Social/ Internato Rural é o acompanhamento presencial de Médicos de Família e Comunidade que atuam na Atenção Primária à Saúde em Manaus. Os internos desempenham atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, bem como atividades curativas e de reabilitação, além de aperfeiçoarem técnicas criativas de ensino-aprendizagem. O objetivo do trabalho é relatar a participação em uma oficina de comunicação de más notícias utilizando a dramatização como ferramenta de capacitação.

Desenvolvimento do trabalho: A encenação foi realizada pela dupla de internas após fundamentação teórica dos preceptores no âmbito da Oficina de Notícias Ruins, promovida pela liga acadêmica de Medicina de Família e Comunidade. A dramatização foi utilizada para teatralizar situações em que más notícias eram comunicadas tanto incorretamente como de forma apropriada, utilizando habilidades de comunicação para uma plateia de acadêmicos de Medicina de três faculdades em Manaus. Em seguida, os alunos foram convidados a encenarem a comunicação de más notícias em grupos menores: como exemplos, teriam que avisar à família que um ente querido havia falecido, relatar um diagnóstico positivo para HIV em um paciente jovem e comunicar uma doença crônica à mãe de uma criança na consulta.

Resultados e/ou impactos: A fundamentação teórica aliada ao uso do recurso dramático permitiu o aprendizado na ação de troca de papéis, bem como enriqueceu o conhecimento de habilidades de comunicação, as quais puderam ser aprendidas e executadas na prática. A plateia considerou importante a técnica de encenação proposta, uma vez que os pacientes comumente avaliam o perfil técnico e humano dos médicos, sendo, portanto, de suma relevância o estudo e a prática de tais habilidades durante o curso de Medicina.

Considerações finais: A experiência de aprendizagem teórico-prática em comunicação de más notícias mostrou-se relevante para os acadêmicos envolvidos, visto que as habilidades em comunicação são pouco trabalhadas durante a graduação. Os discentes perceberam que a competência de dar más notícias faz parte do exercício profissional do médico, bem como a importância do estudo das técnicas e treinamento em habilidades com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da boa relação médico-paciente pautada nos princípios éticos e exercício humanizado da Medicina.

Palavras-chave


Internato de Medicina; Medicina de Família e Comunidade; Comunicação em Saúde