Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O USO DO QUESTIONÁRIO DKN-A PARA PAUTAR A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM DIABETES PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM CAMPO GRANDE-MS
Adélia Delfina da Motta Silva Correia, Rosimeire Aparecida Manoel, Guilherme Ribeiro Gama, Taís Rosa Calisto, Juliana Marques Benedito, Laís de Oliveira Lima, Viviane Silva Borghi, Hércules Hideki Makio

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados parciais ligados ao Projeto “PET-SAÚDE GRADUASUS EM CAMPO GRANDE-MS: SESAU e UFMS fortalecendo as mudanças curriculares e a integração ensino-serviço-comunidade”- em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Este recorte trata dos resultados parciais referentes à aplicação, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), do questionário Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A), em português Questionário de Conhecimento em Diabetes, levantando também questões de tempo de trabalho e formação. Esses dados servem de base para a organização de ações de educação permanente em Diabetes para os ACS nas unidades participantes, pela equipe do PET-Saúde, composta por coordenadores, tutores, preceptores e estudantes. O projeto foi construído a muitas mãos, com participação efetiva dos cursos de Medicina, Farmácia, Psicologia e de setores da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU), tanto da Diretoria de Assistência à Saúde quanto da Diretoria de Planejamento e Gestão de Saúde - Coordenadoria de Convênios de Cooperação Mútua (CCCM). É sabido que as doenças crônico-degenerativas, dentre elas o Diabetes Mellitus (DM), são hoje responsáveis por 72% da mortalidade no Brasil e mais prevalentes entre as pessoas de baixa renda, por estarem mais expostas aos fatores de risco e terem menos acesso aos serviços de saúde. Em Campo Grande, 7,7% da população têm diabetes que, por estar habitualmente associado à dislipidemia, à hipertensão arterial sistêmica (HAS) e à disfunção endotelial, apresenta-se como um problema de saúde sensível à atenção primária à saúde. As evidências demonstram que o bom manejo deste problema ainda nas UBSF, evita hospitalizações e mortes por complicações. Desenvolvimento do trabalho: Está em andamento o estudo qualitativo, epidemiológico analítico, junto a todos os ACS das UBSF participantes que assinaram o TCLE, sendo excluídos os ACS que no momento da pesquisa estão de licença ou férias, ou ainda aqueles que desistiram em qualquer fase da pesquisa. O objetivo é qualificá-los sobre DM, verificando e melhorando o seu conhecimento em relação à doença, por meio da aplicação do DKN-A. O DKN-A é autoaplicado, normalmente utilizado para pessoas com diabetes, e nesta pesquisa aplicado aos ACS, com 15 itens de respostas de múltipla escolha relacionados ao conhecimento geral do DM- fisiologia básica, grupos de alimentos e suas substituições, gerenciamento do diabetes na intercorrência de alguma outra doença, e princípios gerais dos cuidados da doença. As escalas foram desenvolvidas na Austrália, a fim de atender a uma necessidade específica de avaliação rápida e confiável de conhecimento em pacientes diabéticos. Sua pontuação pode variar de 0-15 pontos, sendo cada resposta correta aferida com escore 1 (e 0 para incorreta). Os itens de 1 a 12 requerem uma única resposta correta. Para os itens de 13 a 15, duas respostas são corretas e todas devem ser conferidas para obter o escore 1. Um escore maior que oito indica conhecimento acerca do DM. Este questionário foi traduzido para a língua portuguesa e validado no Brasil, dispensando, portanto, pré-teste. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMS com o nº CAAE 64571217.9.0000.0021, parecer n° 2.148.806.Resultados e/ou impactos: Até setembro de 2017, foram entrevistados 101 ACS, distribuídos em 8 UBSF, correspondendo a 67,79% dos ACS dessas unidades. O escore médio para o DKN-A nessas unidades variou entre 8.12 e 10.86, sendo o menor escore encontrado de 3.0, na UBSF Jardim Antártica, e o maior, de 13.0, na UBSF Aero Rancho IV. É fundamental que se faça uma leitura dos resultados por questão, para que se tenha uma visão mais adequada tanto dos acertos quanto das principais dúvidas e erros existentes entre os ACS estudados. Assim, percebe-se que, embora a maioria das respostas esperadas tenha sido correta (62.05%), 37.95% das respostas foram inadequadas, ou erradas (25.21%) ou com respostas desconhecidas (12.74%) pelos pesquisados. Ainda se verifica que na população estudada, as questões que geraram mais dúvidas foram a 15, a 12 e a 8, sobre substituições permitidas na dieta para diabéticos, a causa da hipoglicemia e paciente diabético sem controle glicêmico adequado, com hiperglicemia e glicosúria, respectivamente. Quanto à UBSF que obteve melhores resultados no DKN-A, a UBSF Aero Rancho IV foi a que obteve média mais alta do escore, de 10.86. Já a menor média ficou com a UBSF Jardim Antártica, de 8.12. Já se forem observados os resultados da perspectiva dos escores alcançados individualmente pelos ACS, 68 ACS (67.33%) tiveram escore superior a 8, considerado satisfatório para a escala DKN-A. Entretanto, 33 ACS (32.67%) tiveram escore igual ou inferior a 8, considerado insatisfatório para a escala. Os resultados são superiores aos encontrados em pesquisa semelhante realizada em Brumadinho, Minas Gerais (3), cujos escores finais tanto do pré-teste quanto do pós-teste, constataram um bom conhecimento por parte dos ACS, visto que foi obtido um escore maior que 8, ou seja, 10.0 e 11.1, respectivamente; com escore mínimo e máximo de 5.0 e 14.0 no pré-teste, e 5.0 e 15.0 no pós-teste.De qualquer modo, os achados indicam o quanto é importante programas e ações educativas permanente e continuada em saúde, tanto para os profissionais de saúde, quanto para as pessoas com Diabetes.Considerações Finais: Apesar de a maioria dos ACS terem ficado com um escore satisfatório, os resultados denotam que os ACS estudados precisam de investimentos educativos no tema DM, reforçando a importância de processos de educação permanente, já que os mesmos estão, todos os meses, em contato direto com a comunidade, sendo fonte de informação diária. Alguns dados indicam que ainda há falta de conhecimento básico da parte dos ACS para sanar dúvidas da população diabética atendida. Faz-se necessária uma abordagem desses profissionais de saúde para que eles contribuam de forma correta para o diagnóstico, tratamento e seguimento desses pacientes. E essas ações educativas devem abordar temas específicos acerca da doença, preparando os ACS para identificar e orientar os pacientes quanto às complicações potencialmente fatais do diabetes. Assim, foram preparadas apresentações personalizadas para cada UBSF participante e foram devolvidos os resultados da pesquisa, ao mesmo tempo em que se trabalhou a educação permanente sobre o tema, enfocando as principais dúvidas e erros, de acordo com os resultados locais. De qualquer modo, os achados indicam o quanto são importantes programas e ações educativas permanentes em saúde para os profissionais de saúde, especialmente para os ACS, que cuidam de pessoas com Diabetes. Assim, é fundamental que esses adquiram conhecimento dos aspectos psicossociais, epidemiológicos e fisiopatológicos da doença, desenvolvendo habilidades pedagógicas, bem como capacidade de comunicação e de escuta.


Palavras-chave


PET-SAÚDE; Educação de Graduação em Medicina; Medicina de Família e Comunidade