Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O Internato Rural de Medicina no interior do Amazonas: uma experiência sobre Educação Sexual em uma escola estadual do município de Presidente Figueiredo
Maria Eugênia Capanema D' Avila, Jennifer Thamiris Castro de Souza, Wilderi Sidney Gonçalves Guimarães, Marcelo Alberto Diaz Azevedo

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: A educação em saúde é uma importante estratégia na busca de diminuir os índices de morbimortalidade, sobretudo em relação às infecções sexualmente transmissíveis. A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas propicia aos internos do estágio de Medicina Preventiva e Social/ Internato Rural o desenvolvimento de atividades práticas na Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde em Manaus, bem como em municípios do interior do estado, no caso, Presidente Figueiredo. Além dos atendimentos ambulatoriais, os internos conhecem as Redes de Atenção à Saúde, desenvolvem atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde, escolas e comunidade em geral, além de abordarem prevenção de doenças e promoção de saúde. O trabalho visa descrever as atividades educativas realizadas numa escola estadual com alunos do Ensino Médio, sobre infecções sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos.

Desenvolvimento do trabalho: As atividades de educação sexual ocorreram durante três dias consecutivos numa escola estadual do município de Presidente Figueiredo, utilizando palestras, tempestade de ideias, vídeo e roda de conversa. Os temas foram selecionados de acordo com as demandas que o corpo docente relatou previamente às internas. No primeiro dia foram abordadas as infecções sexualmente transmissíveis, em que as acadêmicas produziram material de projeção em slides, ponderando a necessidade de adequação da linguagem para não incorrer em jargão e tecnicismo. No segundo dia, utilizou-se a metodologia ativa tempestade de ideias para tratar de gravidez na adolescência, em que os discentes escreveram em cartolinas o que relacionavam ao tema, seguido de explanação com perguntas e respostas, almejando participação ativa da plateia. Por fim, no terceiro dia, os métodos contraceptivos foram ministrados usando slides com figuras, um quadro com os métodos em tamanho real, além da apresentação de um curto vídeo mostrando a utilização dos procedimentos. Em todos os momentos, as acadêmicas abriram espaço para que os estudantes fizessem seus questionamentos numa roda de conversa, tornando a participação mais atrativa.

Resultados e/ou impactos: As atividades educativas, sob a forma de metodologias ativas, foram compreendidas como importantes instrumentos de difusão de informações com o objetivo de prevenir problemas e promover a saúde sexual da comunidade. Foi percebida a participação ativa da maioria dos alunos, além do engajamento nas atividades propostas, mostrando interesse pelo tema.

Considerações finais: Ressalta-se a relevância das atividades educativas, sobretudo de estratégias que envolvam a participação do público, na formação dos profissionais de saúde na esfera da Atenção Básica, não só durante a graduação, como também no exercício da prática médica. As internas constataram, assim, a necessidade de adequação da linguagem ao público, com o objetivo de tornar a abordagem mais acolhedora e de facilitar o aprendizado.


Palavras-chave


Internato de Medicina; Educação Sexual; Aprendizado Ativo