Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Estágios de vivência como fomentadores da (des)construção acadêmica e profissional
Luara Silva, Ana Lara Lima Silva, Maria Laura Almeida Alves, Jane Mary Medeiros Guimarães

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


Introdução: A Semana de Vivência Interdisciplinar no Sistema Único de Saúde  (SEVI SUS) é uma estratégia de protagonismo estudantil que possibilita a outros estudantes aproximar-se da  rede SUS por meio da vivência nos espaços de saúde, e permite conhecer os movimentos sociais, compreendendo a necessidade constante da defesa e manutenção de uma saúde pública de qualidade, integral, universal e equânime, fomentada pelo protagonismo social. Além disso, atua como ferramenta de fortalecimento da Atenção Primária e de uma nova formação acadêmica, potencializando estudantes enquanto possíveis agentes transformadores da realidade. Objetivo: Construir espaços de fortalecimento e ampliação do processo de reorientação da formação interdisciplinar em saúde de estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia, a partir da aproximação destes ao SUS. Descrição da Experiência: A SEVI SUS ocorreu no Assentamento Terra Vista, em Arataca-Ba, durante oito dias e com a participação de 32 viventes. Nesse período, os estudantes vivenciaram a realidade do SUS, visitando os serviços de saúde em seus três níveis de atenção.  Além disso, promoveu-se rodas de discussão voltadas  para a saúde de comunidades tradicionais e populações marginalizadas, utilizando metodologias dos princípios Freireanos, com  atividades auto-gestionadas, estimulando uma construção autônoma. Discussão: Os espaços de formação das vivências permitiu o compartilhamento de saberes entre ensino, serviço e comunidade, neste aspecto, a educação popular em saúde atuou como portadora da coerência política da participação social e das possibilidades de transformação das práticas pedagógicas. A SEVI SUS se concretiza como um processo de ensino-aprendizagem existente no cotidiano do SUS que objetiva analisar, refletir e/ou interferir na realidade observada. Conclusão: A vivência interdisciplinar no SUS constituiu-se como ferramenta essencial na formação de profissionais comprometidos com as lutas sociais e emancipação dos grupos populacionais historicamente excluídos, bem como, com a necessidade constante da luta em defesa e manutenção do SUS.

Palavras-chave


educação popular em saúde, controle social.