Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A VIVÊNCIA DA GINÁSTICA GERAL POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE
Araceli Dos Santos Nascimento, Patricia Reyes de Campos Ferreira

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


O Transtorno do Espectro Autismo (TEA) pode ser considerado um transtorno global do desenvolvimento ou ainda um distúrbio neurológico do desenvolvimento, que afeta 1% da população brasileira. Tornou-se um dos distúrbios mais estudados em neuropsiquiatria tendo em vista a gravidade desse transtorno e o impacto que o mesmo produz. As principais áreas afetadas do distúrbio neurológico é o comportamento, a comunicação e a linguagem. O desenvolvimento desses aspectos é atrasado dificultando a relação social do indivíduo, além do aspecto motor e cognitivo. Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo verificar a influência da Ginástica Geral (GG) em Crianças com Transtorno do Espectro Autismo na cidade de Santarém-PA e sua relação com a saúde. O público desta pesquisa foram três (03) crianças (dois meninos e uma menina) na faixa etária entre 07 e 08 anos. Este estudo foi realizado no ano de 2017, no Laboratório de Ginástica do Campus XII da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Teve duração de três (03) meses, sendo duas aulas semanais de 50 minutos, com atendimento individualizado para cada criança. As aulas foram elaboradas de acordo com as especificidades e interesse de cada criança, pautada nos fundamentos da GG, que é caracterizada como a ginástica para o lazer, que disponibiliza um programa de exercícios com aspectos especiais, não limitando seu público em relação a idade, gênero, número ou condições físicas, e que desperta a criatividade, ludicidade e liberdade de expressão. Este estudo teve aprovação do Comitê e Ética em Pesquisa, sob o CAEE: 64906017.4.0000.5168. Um dos instrumentos de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada realizada com os responsáveis das crianças após as intervenções, juntamente com uma avaliação psicológica realizada antes e após as intervenções. Na entrevista realizada com os pais verificou-se algumas melhoras em relação as crianças, nos aspectos: concentração, comportamento, comunicação, coordenação motora, incluindo as habilidades motoras básicas. Outros aspectos citados foram: a melhora no equilíbrio, autonomia, a promoção da saúde, aceitação de uma nova rotina, superação e crescimento pessoal, interesse e o aprendizado na prática da Ginástica Geral promovendo a satisfação corporal. A avaliação psicológica feita antes e depois das intervenções confirma os resultados da entrevista, ao apresentar que houve melhora no desenvolvimento de cada criança após as aulas de GG, sendo percebida de acordo com a especificidade de cada criança a melhora na coordenação motora global, interação social, comunicação, centralização da fala, manipulação de objetos, entendimento dos comandos repassados, autonomia e segurança. A partir dos resultados apresentados, conclui-se que um projeto de intervenção pautado nos fundamentos da Ginástica Geral pode influenciar positivamente no desenvolvimento de crianças com TEA, contribuindo direta ou indiretamente em outras terapias, viabilizando a presença do educador físico na equipe multiprofissional, podendo auxiliar nos cuidados com a saúde de crianças com TEA.

 


Palavras-chave


Autismo, Ginastica geral.