Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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UNHAS E ARTE: POSTURA PREVENTIVA ANTI-HEPATITES VIRAIS NOS SALÕES DE BELEZA
MAGNA CELI PEREIRA FELIPE COBE, BRENO GABRIEL FELIPE COBE, RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO, ROSANA LUCIA ALVES DE VILAR, ANTONIO MEDEIROS JUNIOR, JANETE LIMA DE CASTRO

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação:

Trata-se de um relato de experiência sobre um projeto de extensão vivenciado a partir de atividades de integração ensino-serviço entre os cursos universitários da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal-RN. A hepatite é uma doença de fácil transmissão, silenciosa, apresentando a um quadro evolutivo grave. Estima-se que cerca de 720 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite B (VHB) e/ou C (VHC) em todo o mundo com índice de aproximado de 25%. No Brasil, a prevalência média estimada é de 8% de infectados por VHB e 1,6 a 4,9% por VHC. A infecção pelo vírus é reconhecida como um importante problema de saúde pública, devido ao aumento da detecção de novos casos, a gravidade das complicações derivadas da infecção crônica e seu impacto econômico para a sociedade. A hepatite crônica é uma doença assintomática na grande maioria dos casos, tornando o diagnóstico difícil. Suas manifestações clínicas geralmente só aparecem quando o comprometimento hepático é irreversível. O compartilhamento de utensílios de higiene pessoal como lâmina de barbear, escova de dente, alicate de manicure e cortadores de unha atuam como fator de risco importante para a transmissão domiciliar. O desenvolvimento de uma postura preventiva e vigilante exige mobilização, capacitação e troca permanente de informações e experiências contextualizadas entre gestores, profissionais de saúde, academia e comunidade, principalmente na esfera local de porta de entrada do Sistema Único de Saúde, via Estratégia Saúde da Família. Esta proposta encontrou relevância em virtude da presença de um grande número de salões de beleza no território adscrito às Unidades de Saúde do cenário da prática. Essas unidades são também campos de preceptoria de estudantes dos cursos de saúde da UFRN, em momentos formativos diversos, articulando saberes em cada Grupo Tutorial. Seus objetivos e metas foram: estimular uma postura permanente de vigilância à saúde em relação às hepatites nos Salões de Beleza nos territórios adscritos às Unidades de Saúde de Monte Líbano, Km 06, e Nazaré, no Distrito Sanitário Oeste em Natal (RN); aprimorar o desenvolvimento das práticas educativas e de promoção de saúde capazes de viabilizar melhoria da qualidade das ações cotidianas das unidades envolvidas; desenvolver habilidades para o trabalho em equipe multiprofissional nas ações desempenhadas; compreender a negociação na administração de conflitos, presentes nos processos participativos; executar atividades participativas de promoção da saúde e prevenção hepatites nestes espaços.

Desenvolvimento do trabalho: por se tratar de uma proposta de atividades dialógicas capazes de estimular práticas interdisciplinares na triangulação entre ensino, serviço e comunidade, a metodologia utilizada foi a problematização nos cenários reais vivenciados pelos discentes. A problematização está direcionada à aquisição do saber vinculado à realidade social, possibilitando um confronto da prática vivida com os conteúdos propostos e uma compreensão reelaborada dessa prática. O caminho estruturado através de sequências de atividades didáticas fluiu da compreensão à ação e voltaram da ação à compreensão, nas quais os participantes foram estimulados a assumirem uma postura ativa ampliando e recodificando suas experiências, aprendendo com a realidade, ao mesmo tempo em que intervém sobre ela, tornando a aprendizagem significativa. As ações inicialmente planejadas contemplariam: a) sensibilização/capacitação dos atores para a atividade pedagógica; b) treinamento contextualizado para o aconselhamento pré e pós testagem; c) atualização/reciclagem dos profissionais de saúde dos procedimentos de testagem; d) oficinas pedagógicas nos salões de beleza. Cada oficina realizada nos próprios estabelecimentos comerciais foi estruturada em três momentos articulados de ensino/aprendizagem, perfazendo uma carga horária de 2 horas, que induziram uma permanente relação entre teoria/prática e buscaram contribuir para reorganização do processo de trabalho: 1) circulação: para conhecer e debater as posturas preventivas dos profissionais de embelezamento, através da problematização em círculos de cultura, identificando atitudes e procedimentos que apresentem risco; 2) construção: visando reconstruir/reorganizar a práxis preventiva a partir do próprio sujeito, sobre as dificuldades e soluções acerca dos problemas, ou temas discutidos, respeitando/valorizando o saber prático produzido a partir do encontro entre os participantes; 3) avaliação: objetivou realizar uma avaliação interativa coletiva de cada encontro, discutindo os pontos fortes, as fragilidades e sugestões de melhoria com foco na criticidade construtiva. A suspensão dos recursos orçados, em função da contenção de custos da universidade, exigiu readequações metodológicas e a busca de parcerias com outras IES para operacionalização. A proposta original de realização de diversas oficinas em cada salão de beleza ficou inviabilizada, de forma que a solução encontrada foi o recrutamento das manicures/pedicures para participação interativa nos locais de convivência das próprias unidades de saúde. A estruturação de cada oficina foi modificada e ficou da seguinte forma: 1) momento pré-oficina: a) sensibilização sobre o tema; b) enquete de adesão; 2) oficina propriamente dita: a) abertura/apresentação da proposta; b) projeção de filme informativo; c) discussão de cenas; d) relato/narrativa de vida (Ser e Viver com Hepatite C); e) encaminhamentos; f) avaliação interativa; g) encerramento.

Resultados e/ou impactos: Foram realizadas seis oficinas, entre os anos de 2016 e 2017, com 120 participantes no total. Paralelamente ao projeto, por força vínculo e de convites dos equipamentos sociais dos territórios, foram realizadas duas ações de panfletagem (Terminal Rodoviário e Postos de Combustíveis) e de rastreamento das hepatites (em empresas localizadas no bairro), totalizando 338 Testes Rápidos para Hepatite C/HIV (com aconselhamento pré e pós testagem), sendo dois positivos para HIV e um positivo para Hepatite C, e três encaminhamentos (referência/contra-referência) para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Foi possível a percepção de impactos institucionais, sociais, e acadêmicos, entre eles: as articulações intersetoriais desta proposta proporcionou a integração entre diversas instituições [ONG Grupo Vencendo com Cristo de apoio aos portadores de hepatites (GVC), Unimed Natal, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde (SESAP), Faculdade Maurício de Nassau, UFRN, Universidade Potiguar (UNP), Associação de Portadores Hepáticos do RN (APHERN); a possibilidade de desenvolvimento simultâneo de atividades coletivas de prevenção das hepatites virais em mais de uma Unidade de Saúde da Família, ampliando o escopo de atuação para além de um cenário apenas; a introdução precoce dos graduandos dos cursos de saúde aos cenários reais de ensino-aprendizagem representou uma oportunidade ímpar de vivência multiprofissional das atividades propostas durante a formação; a apresentação das ações realizadas durante eventos regionais, nacionais e internacionais.

Considerações finais: Esta experiência extensiva estimulou a responsabilidade de compreender contextos capazes de pôr em risco a saúde da população, propondo ações, especialmente, preventivas e de promoção de saúde. A partir desta vivência foi possível encaminhar as recomendações de continuação da realização de ações educativas participativas junto aos profissionais de embelezamento, adscritos a outras unidades da Estratégia saúde da Família, bem como discussão e disponibilização de normas e protocolos voltados aos serviços de manicure, pedicure, tatuagem, piercing e maquiagem definitiva. A proposta contribuiu com as necessidades de qualificação da gestão dos programas e das equipes gestoras municipais e estadual, somando às iniciativas de organização do cuidado integral às pessoas em relação à atenção às Hepatites Virais, para construção do processo estruturação de redes de atenção à saúde.

Palavras-chave


Hepatites virais; promoção da saúde; Integração Ensino-Serviço.