Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
AÇÃO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA POPULAÇÃO DE RUA DA CIDADE DE MANAUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ALLADIN ANDERSON RAMOS BARBOSA, ARIELE DOS ANJOS DE OLIVEIRA, DOUGLAS DE SOUZA PEREIRA, MARIANA BORGES DANTAS, REBECCA NOBRE MARQUES, LÁZARA GABRIELA OLIVEIRA SILVA, JAÍNE LOPES CALDAS, JOSÉ VICTOR SANTOS NEIVA

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


A população de rua tem em comum o estado de vulnerabilidade social. Esse grupo de pessoas não possui residência fixa, trabalho regulamentado, renda estável e, geralmente possuem baixa escolaridade, fatores, estes, que causam impacto na saúde e qualidade de vida. A situação precária de vida a que esta população está sujeita, pressupõe um pensar saúde-doença de forma diferenciada, e sendo esse entendimento importante para a formulação de ações pelos serviços de saúde.

Considerando esses aspectos o objetivo deste trabalho é narrar a experiência de atendimento em saúde de pessoas em situação de rua na cidade de Manaus, Amazonas. Trata-se de um relato de experiência da prática de campo da disciplina de Saúde Coletiva IV realizada por estudantes de Medicina da Universidade Federal do Amazonas.

O atendimento inicial compreendeu-se de um acolhimento realizados pelos estudantes sob supervisão do professor da disciplina e médico da Família e Comunidade. No momento inicial foram levantadas suas necessidades de saúde mais urgentes visando uma melhoria de suas condições de saúde e um encaminhamento adequado para suas queixas, podendo ser uma consulta médica e/ou odontológica, curativos, medicações, entre outros procedimentos.

A situação precária de vida a que esta população está sujeita, pressupõe um pensar saúde-doença de forma diferenciada, e sendo esse entendimento importante para a formulação de ações pelos serviços de saúde. A análise do viver na rua, dos equipamentos sociais e de saúde disponíveis indica a necessidade de criação de modelos específicos e ações adequadas de atenção a esse grupo, em que o acolhimento desta classe de usuário toma-se a questão central. Assim para os serviços de saúde permanece o desafio de operacionalizar tecnologias voltadas ao atendimento das necessidades desse grupo, e que, integradas a outras demandas, contemplem o conceito de eqüidade.

Através da experiência obtida pudemos verificar que não existem serviços específicos para o atendimento de pessoas vulneráveis de rua na cidade de Manaus  o que permanece ainda como grande desafio para os diferentes agentes sociais a construção de uma rede de serviços, constituída  seja de de instituições públicas e privadas ou mesmo consubstanciando parcerias efetivas com o Estado, como a resposta assistencial mais adequada à esse grupo populacional.



Palavras-chave


POPULAÇÃO DE RUA, SAÚDE COLETIVA, VULNERABILIDADE