Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-24
Resumo
A escola é um local de aprendizado essencial para a formação de um cidadão. É através do ambiente escolar que se faz possível a construção e dissipação de ideias, que auxiliam no processo educativo. O processo educativo em questão tem como intuito melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas.
Este trabalho trata-se de um relato de experiência elaborado a partir de uma experiência prática de educação em saúde, vivenciada com crianças, pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 17 anos de idade, elaborado por acadêmicos do curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, durante as práticas de campo da disciplina de Saúde Coletiva I.
Foram realizados encontros em escolas públicas da cidade de Manaus, com foco em palestras e dinâmicas para enfatizar a importância da higiene, alimentação e prevenção sexual, sempre relacionando com o autocuidado tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Durante a realização das oficinas foram trabalhados diversos temas com os escolares, como: primeiros socorros, saneamento básico, alimentação saudável, cuidados com a higiene, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e diabetes.
Foi notado um intenso interesse por parte dos escolares, que participavam e relatavam dúvidas sobre os assuntos abordados. Os professores escolares também valorizaram as palestras e metodologia utilizada durante as atividades, evidenciando a necessidade e importância de se ter mais políticas de educação em saúde desse modelo. Assim, a referida prática da disciplina possibilitou um maior contato da medicina com a comunidade, mostrando como a área da saúde pode influenciar na área da educação e vice-versa. Além disso, obteve-se um maior conhecimento sobre a importância de educar sobre saúde no quesito saúde-doença, pois esta educação esclarece dúvidas e, muitas vezes, previne doenças e situações problemáticas em geral.
Com isso, foi compreendido a importância da atuação dos acadêmicos na promoção de saúde com público alvo nessa faixa etária como também evidenciou-se a necessidade de adoção de práticas educativas de caráter dialógico com ativa participação das crianças e adolescentes para que estes se sintam sujeitos, co-responsáveis por sua saúde e melhoria em sua qualidade de vida.