Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
O Projeto Telessaúde Brasil Redes – Bahia foi aprovado pela CIB em janeiro de 2012 com parcerias entre SESAB, COSEMS, secretarias municipais de saúde, UFBA e FESF-SUS, onde foi definido que a Bahia teria um núcleo único, o Núcleo Técnico-Científico da Bahia (NTC-BA). Inicialmente foram implantados 100 pontos de Telessaúde no estado que receberam como incentivo os kits de equipamentos de informática. Atualmente estão cadastrados 2.026 pontos de Telessaúde no CNES. A Teleconsultoria, uma das ofertas do NTC- BA, é uma consulta registrada através da Plataforma do Telessaúde com objetivo de responder as dúvidas clínicas e do processo de trabalho, dos profissionais da Atenção Básica, de forma objetiva e com embasamento científico. Após o solicitante receber a resposta enviada pelo teleconsultor, ele pode fazer uma avaliação, preenchendo questionário específico presente como um dos itens da solicitação. Essa resposta é mensurada quanto à satisfação geral (muito satisfeito/satisfeito/indiferente/insatisfeito/muito insatisfeito) e quanto o atendimento da dúvida principal (atendeu totalmente/atendeu parcialmente/não atendeu). O presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise da satisfação das respostas das teleconsultorias enviadas no período de 01 de janeiro de 2015 a 30 de setembro de 2017 ao Núcleo Técnico-Científico da Bahia. Os dados foram retirados da Plataforma do Telessaúde do Ministério da Saúde e as informações referentes à quantidade de teleconsultorias, categoria profissional dos solicitantes, tempo de resposta das teleconsultorias e grau de satisfação foram organizadas para a análise. Durante o período selecionado foram solicitadas 3.895 teleconsultorias, dessas, 71,68% (2.801 teleconsultorias) foram avaliadas pelos solicitantes, sendo que 6,17% (168 teleconsultorias) foram avaliadas como insatisfatórias. A maior porcentagem de insatisfação das respostas recebidas é dos profissionais de nível superior, 86,9%, que é atribuído ao maior número de solicitações desses profissionais, 81%. Analisando as 168 teleconsultorias avaliadas como insatisfatórias, verificou-se que 75% (126) foram respondidas dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde de até 72h e apenas 25% (42) foram respondidas após esse prazo. Das 993 teleconsultorias respondidas atrasadas, 63,8% (634) foram avaliadas quanto à satisfação geral das respostas e 63,5% (631) quanto atendimento da dúvida principal. Quanto à satisfação, 93,7% foram classificadas como satisfatórias e 6,3% como insatisfatórias. Os dados apontam que 80,5% das respostas das teleconsultorias foram classificadas como atendeu totalmente; 17,6% como atendeu parcialmente e 1,9% como não atendeu. A partir dos resultados encontrados, podemos perceber que o tempo de resposta pode ser considerado como um dos elementos presentes na avaliação insatisfatória realizada pelos solicitantes, entretanto não é o único e nem o mais importante. A análise do descrito no item críticas e sugestões, do mesmo formulário de avaliação, relaciona a insatisfação ao conteúdo das respostas e a pouca aplicabilidade à realidade local.