Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A PROMOÇÃO DA SAUDE ATRAVES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
sara sabrina gomes, Aracéli Nascimento

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Este trabalho relata uma experiência obtida através do estágio III da graduação do curso de licenciatura plena em Educação Física da Universidade do Estado do Pará, este voltado para o campo da saúde visto que esta também compõe a área de atuação do professor de Educação Física. A partir da proposta elaborou-se um projeto de intervenção na própria instituição direcionado a saúde da criança.  O projeto teve a duração de três meses, com frequência de três vezes na semana e 1h e 20m cada aula, os participantes foram 06 crianças com faixa etária de 08 a 10 anos de ambos os sexos. Antes de iniciar as intervenções foi realizado um questionário com as crianças para descobrir quais eram os seus hábitos alimentares, seus conhecimentos sobre higiene e sua relação com a prática de atividade física, pois foram trabalhados os três temas, sendo o primeiro alimentação saudável, em seguida cuidados básicos de higiene e por fim atividade física na infância, de forma lúdica, com o objetivo de despertar nas crianças o interesse por hábitos de vida mais saudáveis como forma de prevenção de doenças e formando futuros adultos ativos, pois os avanços tecnológicos, a substituição das brincadeiras de rua por aparelhos eletrônicos, o aumento do número do consumo de alimentos industrializados são fatores que corroboram para que as crianças pouco se movimentem, levando uma vida sedentária e para que sua alimentação seja ainda mais desregrada, contribuindo futuramente para o aparecimento de doenças. Através do questionário e do decorrer das aulas, podemos perceber no que se refere aos hábitos alimentares que 100% das crianças sabiam a importância de uma alimentação saudável, porém não praticam por falta de estímulos no seu ambiente familiar. No segundo conteúdo abordado percebemos que eles ainda não sabiam exatamente no que consistia o significado das palavras “cuidados básicos de higiene”, mas a maioria respondeu “tomar banho e escovar os dentes”, a partir disso enfatizamos outros hábitos como lavar a mãos, limpar as unhas e arrumar o quarto que também auxiliam na prevenção de doenças. No ultimo conteúdo, percebemos que as crianças pouco se movimentavam, não brincavam na rua com seus coleguinhas, tendo em vista que seus pais não deixam pela falta de segurança, também não praticavam outra atividade física além da Educação Física escolar. Então foi realizada uma serie de atividades como o resgate de brincadeiras populares que muitos deles nem haviam conhecido, além da zumba kids e funcional kids. Diante desta experiência percebemos que é possível incentivar as crianças a ter hábitos de vida mais saudáveis, desde que seja de forma lúdica e através de exemplos não somente em projetos como este ou na escola, mas advindos da própria família visto que a criança está em constante desenvolvimento e aprendizado. Este projeto de estágio nos permitiu buscar novos conhecimentos para serem repassados aos nossos alunos e nos possibilitou encontrar outras formas de trabalho que não seja apenas no ambiente escolar.

 


Palavras-chave


Estagio supervisionado; crianças; saúde; alimentação. higiene; atividade física.