Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PRECEPTORIA EM FISIOTERAPIA NA APS: DESAFIOS E REALIZAÇÕES PARA UMA ATUAÇÃO EM CONSTRUÇÃO
Arthur Deyvison Melo Santana, Sanderson José Costa de Assis José, Nathalia Oliveira Barreto, Marina Latorre Lima

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


RESUMO:

Introdução: O fisioterapeuta vem destinando suas ações quase que exclusivamente voltada para a cura e reabilitação, em um modelo biologicista e pautada em princípios flexnerianos. Neste sentido faz-se necessária à mudança na formação profissional, com a gradual substituição da ênfase curativo/reabilitadora para uma lógica promocional/preventiva, apresenta-se como condição indispensável à implementação de um novo modelo de atuação.  O fortalecimento e a implantação da fisioterapia na Atenção Primária à Saúde (APS) dependem diretamente da formação de fisioterapeutas que atuem neste nível de complexidade. Desta forma, este trabalho objetivou relatar às experiências de formação em Fisioterapia na APS, tendo como objeto de reflexão o desenvolvimento de preceptores no âmbito da formação de fisioterapeutas. Descrição metodológica: Trata-se de um trabalho descritivo,  da experiência de dois preceptores, vivenciada ao longo de três semestres na formação de novos fisioterapeutas com cuidados voltados a APS. Os estágios aconteceram em três unidades básicas de saúde, sendo uma em Parnamirim/RN e outras duas em Natal/RN. Os acompanhamentos dos alunos eram realizados na proporção de três alunos por preceptor e ações eram realizadas com os estudantes em grupo e de forma individual. Resultados: Dentro do cenário da APS nos locais desenvolvido o trabalho criou-se demanda pelos preceptores em conjunto com os discentes, propiciando espaços de ensino e aprendizado nas unidades de saúde, dentro de um modelo de educação emergente, articulando os diferentes atores deste, entre os quais o conceito de conhecimento na atenção primária; a relação preceptor-estudante; a correlação teoria e prática; a avaliação processual; a interdisciplinaridade; o trabalho em equipe e a interinstitucionalidade na integração ensino-serviço. Desta forma foram realizadas atividades de educação em saúde; atividade de grupo, exemplo grupo de hipertensos, diabéticos e fumantes; capacitações com Agentes comunitários em saúde e cuidadores; bem como visitas domiciliares junto com a equipe da unidade, dentre outras. Conclusão: Assim, destaca-se a importância de uma formação voltada para atuação da fisioterapia na APS, para o seu fortalecimento neste nível de complexidade.

 

Descritores: Atenção Primária à Saúde; Fisioterapia

 


Palavras-chave


Atenção Primária á Saúde; Fisioterapia