Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Percepção dos Educadores e Educandos sobre o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE)
Ana Naiara Alves Teixeira, Tereza Emanuelle da Silva Costa, Jocélia Maria de Oliveira, Patrícia Amanda Pereira Vieira, Rosimary da Silva Barbosa

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Título: Percepção dos Educadores e Educandos sobre o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE)EIXO1: EDUCAÇÃO. Apresentação: O presente estudo trata das percepções adquiridas resultantes da experiência exitosa de ensino-aprendizagem utilizada em um curso de pós-graduação Lato sensu presencial, na modalidade de especialização. Entende-se que a qualificação do ensino para o profissional origina um apanhado de expectativas, além de apresentar uma constante renovação de conhecimentos e práticas ao longo do curso, possibilitando novas habilidades e atitudes no cotidiano do trabalho, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. A metodologia de ensino é o ponto crucial para o reconhecimento das transformações construtivas, em que o saber ensinar com mecanismos dinâmicos são espelhos que refletem inquietações, impulsionando o indivíduo a repensar sobre suas competências e práticas. Objetivo: Compreender a percepção e prática dos educadores e educandos sobre o curso de Especialização em Vigilância Sanitária da Escola de Saúde Pública do Ceará. Desenvolvimento do trabalho: Estudo qualitativo que descreveu as expectativas e os frutos que realmente foram atingidos durante a trajetória do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária, relacionando a percepção dos educadores e dos educandos, e oportunizando uma reflexão construtiva entre as categorias colaboradoras. A análise foi desenvolvida na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), que oferece o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária há 17 anos, capacitando os profissionais inseridos no processo de trabalho em Vigilância Sanitária no âmbito do SUS/Ceará. Primeiramente foi realizado contato prévio com o Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde, ao qual o curso está vinculado, para fins de apresentação e caracterização do estudo, solicitação de informações relacionados aos sujeitos contemplados nas entrevistas. As mesmas ocorreram de forma individual com os egressos das primeiras turmas até a turma atual, em sua oitava edição, que contou com a participação de facilitadores e educandos. Elegeu-se como critério de exclusão aqueles facilitadores convidados para algum tipo de oficina ou aula dialogada. Dentro da categoria discente foram admitidos aqueles que apresentaram os seguintes critérios: assiduidade e comprometimento com o objetivo da especialização, na perspectiva de melhor aproveitamento dos encontros presenciais. Como critérios de exclusão foram estabelecidos dois parâmetros: o (a) aluno (a) que foi matriculado (a), porém não concluiu o curso, e aqueles que foram convidados, mas não desejaram participar da pesquisa. Vale ressaltar que a participação de cada respondente foi confirmada por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para melhor caracterização das informações, foi estabelecido contato prévio com quatro facilitadores atuais do curso, onde uma se encontrava de licença maternidade no seu município, e a outra por encontrar-se de férias, inviabilizou o encontro presencial. Com relação aos discentes, entramos em contato com uma lista cedida pela coordenação identificando sessenta e um egressos do curso, dos quais a nossa preferência foi por residentes do município de Fortaleza, que eram aproximadamente cinquenta e sete por cento da lista, e por algumas dificuldades de liberação no serviço ficou inviável o encontro com a maioria, confirmando que todos os contatos se encontravam no cenário da Vigilância Sanitária. Optou-se pela entrevista semiestruturada com as turmas do curso escolhido, para assim dispor de uma ampla visão dos contribuintes da pesquisa, e com isso a amostra foi composta por sujeitos capazes de expor todas as emoções e sentimentos possíveis, com intuito de melhor adesão ao objetivo do trabalho. O instrumento do trabalho foi constituído de um roteiro de perguntas abertas para conduzir o andamento, permitindo traçar o ponto de vista dos sujeitos, e foram elaboradas a partir de algumas perguntadas norteadoras: Quando ingressaram no curso quais eram suas expectativas? Quais os pontos negativos e positivos do curso? O que é, sob perspectiva dos discentes, Aprendizagem Significativa? O Curso atingiu o perfil de competência desejado? Ao final de cada entrevista, o respondente foi questionado sobre o seguinte aspecto: “O que este momento de reflexão, sobre o tema discuto, trouxe para você?”. O método de análise utilizado foi de análise de conteúdo, no qual transcrevemos as mensagens para conseguir uma dimensão de todos os sentimentos e também, entender como aconteceu o processo de ensino e aprendizagem das turmas, através das falas e das sensações repassadas pelas mensagens, com a pretensão de ir além dos significados da leitura. Sendo um elo importante para caracterização dos fatos acontecidos no decorrer do curso, a memória proporciona a retenção de ideias, sensações e impressões, ou seja, muitos questionamentos dependem fortemente da memorização dos sujeitos. A busca bibliográfica foi feita a partir das bases de dados LILACS, SCIELO, MEDLINE utilizando como descritores: facilitadores, estudante, ensino superior, metodologia e percepção, das bases de dados Descritores de Ciência da Saúde (DECS). Paralelamente foi realizada uma busca nos documentos da ESP, como regimento escolar e projeto político pedagógico, disponíveis em meio digital, no site da Instituição. Quanto aos princípios bioéticos, foi seguida a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, referente à pesquisa envolvendo seres humanos e mediante aprovação do Comitê de Ética da própria Instituição, por meio do parecer favorável. Resultados: Foram entrevistados ao todo sete participantes, sendo cinco discentes e dois docentes fixos do curso. Pode-se inferir que os facilitadores contribuíram ativamente na maioria dos módulos do curso de especialização, principalmente aqueles denominados fixos, ou seja, os facilitadores que estão envolvidos em todo o percurso da especialização, entendendo que estes desenvolveram uma percepção mais cuidadosa sobre o desempenho de cada educando, motivados pela vivência em todos os processos que permeiam as práticas educativas do curso. Os docentes mostraram-se envolvidos com o processo de ensino, o entusiasmo em querer contribuir cada vez de uma maneira melhor com a proposta do curso e promover mudanças conceituais e práticas em cada educando, reconhecendo e respeitando o que cada um trouxe da sua bagagem profissional, compreendendo as necessidades individuais e coletivas, alcançados pelo vínculo de afetividade entre facilitador-educando. Em relação à percepção dos discentes acerca de suas expectativas, percebemos que foram atingidas e que muitas dúvidas foram tiradas pela metodologia realizada pelo curso, que apesar de muitos terem conhecido o método apenas durante a especialização, conseguiram produzir muitos frutos com as discussões em grupo e por meio da sua participação em todo o processo de ensino. A escolha por uma seleção multiprofissional do curso foi algo reconhecido como positivo, porque foi uma forma de agregar mais conhecimento e aprender de maneira ampla com a contribuição dos diversos profissionais que ocupam as vagas dentro da Vigilância Sanitária em diferentes cenários do SUS/CE. Considerações Finais: Concluiu-se por meio da percepção dos discentes e docentes, que o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária é considerado suficiente para se alcançar a criticidade e a curiosidade em relação a especificação do curso pesquisado, e é notado uma satisfação de ambas as categorias em participar desse processo de ensino na área de vigilância. Acreditamos que houve uma construção significativa junto a uma evolução do curso estudado, assim como também entendemos que a contribuição do docente no processo de aprendizagem e na formação deste educando ativo e participativo, precisam ser constantemente monitorados e aprimorados, com maior vivência das metodologias ativas.


Palavras-chave


facilitadores; estudante; ensino superior; metodologia; percepção.