Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE PNEUMOLOGIA SANITÁRIA: A EXPERIÊNCIA NO USO DA METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA
Última alteração: 2018-01-24
Resumo
APRESENTAÇÃO: A Metodologia Problematizadora é uma estratégia usada para Educação em Saúde, em que o usuário é protagonista, ou seja, responsável pela sua trajetória educacional e o mediador apresentase como coadjuvante, um facilitador das experiências relacionadas ao processo de aprendizagem. A educação em saúde é um processo relacionado à aprendizagem, desenhada para alcançar a saúde e atender a população de acordo com sua realidade. Ela deve provocar conflito nos indivíduos, criando oportunidades para que a realidade seja pensada e repensada, dando ao indivíduo o poder para transformar sua realidade. OBJETIVO: Relatar a experiência discente no uso da Metodologia Problematizadora no processo de Educação em Saúde em um Centro de Referência de Controle e Combate a Tuberculose. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A Metodologia Problematizadora foi aplicada com base nas etapas do Arco de Maguerez durante a participação no Programa de Atividade Curricular de Extensão:Consulta de Enfermagem: orientações e acolhimento da população em tratamento da tuberculose na Policlínica Cardoso Fontes da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas no Centro Regional Especializado em Pneumologia Sanitária (CREPS) Cardoso Fontes. Realizouse a prática de educação com os usuários do centro de referência em Pneumologia Sanitária que procuraram atendimento para o rastreamento de Tuberculose (TB). Na observação da realidade, houve observação não participativa durante o período vespertino da unidade para analisar onde eram as maiores demandas de atendimento e pequenos diálogos com alguns usuários. Após a observação da realidade, os pontoschave mais relevantes: “o que é a TB?” e “como ocorre a transmissão da TB?” foram levantados; bem como os cuidados durante o tratamento diretamente observado (TDO) e os motivos pelos quais os contatos devem procurar uma unidade de saúde, a teorização permitiu a análise dos problemas e estudos aprofundados sobre eles. Buscaramse hipóteses de solução, construção de respostas e elaboração de meios para pôr em prática as tentativas de solucionar os problemas apresentados. Assim, foram utilizados instrumentos facilitadores para a compreensão e optouse por explanações claras e simples utilizando cartazes, folders e álbum seriado. A aplicação na realidade consistiu em rodas de conversa durante a espera para atendimento na recepção da unidade de saúde. RESULTADO: O conhecimento partindo do aluno (acompanhante/usuário) foi atingido e desse modo, contribuiu para a transformação da realidade dos usuários. As características mobilizadoras da metodologia envolveram diferentes pensamentos, orientandose para que os resultados pretendidos fossem alcançados satisfatoriamente. CONCLUSÃO: A prática educativa usando a Teoria da Problematização tendo como base os passos do Arco de Maguerez culminou em uma integração entre os mediadores e os usuários. As ações particulares com os indivíduos integralizaram o processo do conhecimento. Notou-se que o processo de Educação em Saúde é dinâmico e tornase adaptável à realidade dos indivíduos em que se aplica a intervenção.