Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE PNEUMOLOGIA SANITÁRIA: A EXPERIÊNCIA NO USO DA METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA
Felipe Lima dos Santos, Alexandre Tadashi Inomata Bruce, Ana Carolina Scarpel Moncaio

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Metodologia Problematizadora é uma estratégia usada para Educação em Saúde, em que o usuário é protagonista, ou seja, responsável pela sua trajetória educacional e o mediador apresenta­se como coadjuvante, um facilitador das experiências relacionadas ao processo de aprendizagem. A educação em saúde é um processo relacionado à aprendizagem, desenhada para alcançar a saúde e atender a população de acordo com sua realidade. Ela deve provocar conflito nos indivíduos, criando oportunidades para que a realidade seja pensada e repensada, dando ao indivíduo o poder para transformar sua realidade. OBJETIVO: Relatar a experiência discente no uso da Metodologia Problematizadora no processo de Educação em Saúde em um Centro de Referência de Controle e Combate a Tuberculose. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A Metodologia Problematizadora foi aplicada com base nas etapas do Arco de Maguerez durante a participação no Programa de Atividade Curricular de Extensão:Consulta de Enfermagem: orientações e acolhimento da população em tratamento da tuberculose na Policlínica Cardoso Fontes da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas no Centro Regional Especializado em Pneumologia Sanitária (CREPS) Cardoso Fontes. Realizou­se a prática de educação com os usuários do centro de referência em Pneumologia Sanitária que procuraram atendimento para o rastreamento de Tuberculose (TB). Na observação da realidade, houve observação não participativa durante o período vespertino da unidade para analisar onde eram as maiores demandas de atendimento e pequenos diálogos com alguns usuários. Após a observação da realidade, os pontos­chave mais relevantes: “o que é a TB?” e “como ocorre a transmissão da TB?” foram levantados; bem como os cuidados durante o tratamento diretamente observado (TDO) e os motivos pelos quais os contatos devem procurar uma unidade de saúde, a teorização permitiu a análise dos problemas e estudos aprofundados sobre eles. Buscaram­se hipóteses de solução, construção de respostas e elaboração de meios para pôr em prática as tentativas de solucionar os problemas apresentados. Assim, foram utilizados instrumentos facilitadores para a compreensão e optou­se por explanações claras e simples utilizando cartazes, folders e álbum seriado. A aplicação na realidade consistiu em rodas de conversa durante a espera para atendimento na recepção da unidade de saúde. RESULTADO: O conhecimento partindo do aluno (acompanhante/usuário) foi atingido e desse modo, contribuiu para a transformação da realidade dos usuários. As características mobilizadoras da metodologia envolveram diferentes pensamentos, orientando­se para que os resultados pretendidos fossem alcançados satisfatoriamente. CONCLUSÃO: A prática educativa usando a Teoria da Problematização tendo como base os passos do Arco de Maguerez culminou em uma integração entre os mediadores e os usuários. As ações particulares com os indivíduos integralizaram o processo do conhecimento. Notou-se que o processo de Educação em Saúde é dinâmico e torna­se adaptável à realidade dos indivíduos em que se aplica a intervenção.