Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIAProfessor; Estudante; Formação docente.
ROSELITA SEBOLD

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


O trabalho aqui apresentado trata-se de um recorte da tese intitulada ‘A prática pedagógica do professor de odontologia pelo olhar do estudante de graduação’. Pesquisa qualitativa com abordagem interpretativa que objetivou compreender a prática pedagógica do professor de Odontologia pelo olhar do estudante. Faz parte de uma macro pesquisa que foi conduzida em uma Universidade do sul do Brasil, no Curso de Odontologia, envolvendo professores e estudantes. A seleção dos sujeitos foi por meio de amostra intencional, neste resumo são apresentados resultados parciais da pesquisa feita com os estudantes. A seleção dos estudantes foi atrelada aos critérios de seleção dos professores. Coleta de dados em três etapas:  - contato com o informante-chave para enquete livre; identificação dos professores (1 iniciante, 1 intermediário e 1 experiente); e contato com os  professores selecionados para explanação da pesquisa, convite para participar do estudo. - Técnica de coleta de dados por meio de análise documental, observação não participante, com gravação das aulas em vídeo durante um semestre. No final do semestre foram realizados 3 grupos focais (1 grupo de cada disciplina); e na  - Registro de diário de campo com informações sobre as observações e grupos focais e a validação dos dados juntos aos estudantes. O processo analítico envolve o registro das notas de campo das sessões de aulas observadas, a transcrição dos grupos focais e análise dos vídeos e documentos. A análise está pautada num processo dedutivo e indutivo. O processo dedutivo apoia- se em categorias previamente elaboradas em outros estudos (SHULMAN, 1986, 1987, 2005; CARCERERI, MEDINA MOYA 2013) como forma de orientar a análise. O pesquisador parte de um universo geral já constituído, ou seja, de um referencial teórico para uma particularidade (TURATO, 2003). Na sequencia foi utilizado o método das comparações constantes proposto por Glase y Strauss (1967) e Staruss e Corbin (2008), método no qual se combina a codificação indutiva de categorias com a comparação constante entre elas. Os dados foram organizados no software Atlas.Ti 7.1 Qualitative Data Analysis.  Para análise dos dados foi utilizado o método das comparações constantes à luz dos referenciais de Shulman e Bain. Desse processo emergiam 525 códigos, agrupados em 23 categorias. O recorte deste trabalho trata do núcleo temático denominado: `Dimensões da prática docente´ que apresenta aspectos da prática pedagógica de professores de odontologia que os tornam especiais pelo olhar do estudante em relação ao processo de aprendizagem. Conclusão: O estudante de odontologia considera um bom professor aquele que: domina o conteúdo, mas consegue torná-lo compreensível; possibilita o diálogo; trata o estudante de forma humana; usa metodologias ativas de ensino; adota a avaliação processual da aprendizagem; sabe trabalhar em equipe e respeita seus colegas professores e seus estudantes. Este tipo de análise permite gerar construções teóricas que, juntamente com os domínios qualitativos e as categorias temáticas constituem um quadro conceitual que inclui todos os aspectos da realidade estudada e lhes confere um novo sentido e significado

Palavras-chave


Professor; Estudante; Formação docente.