Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Principais encaminhamentos e temas debatidos pelas Comissões Intergestores Regionais em quatro regiões de saúde na Bahia
João Antônio Brito Porto, Lucas Gomes Amaral, Fabiana Rodrigues Ferreira, Adriano Maia dos Santos, Jamille Amorim Carvalho

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: No processo de construção da viabilidade de maior oferta de serviços de saúde foram instituídas as Comissões Intergestores Regionais (CIR). A CIR é composta por gestores de saúde dos municípios e do respectivo estado e tem por objetivo ser um espaço de negociação para viabilizar o princípio norteador da integralidade assistencial e da gestão do cuidado regional. E teve como objetivo Analisar os principais encaminhamentos e temas debatidos nas reuniões das CIR nas 4 regiões de saúde que compõem a região Sudoeste da Bahia. Discutir os dispositivos facilitadores e limitantes para planejamento e integração para gestão do cuidado.

Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de estudo de caso, de caráter qualitativo. Buscou-se, por meio de revisão documental (Atas) estabelecer uma análise crítico-reflexiva para compreensão de questões da organização do SUS, na perspectiva da diretriz da regionalização na região Sudoeste da Bahia (região de Brumado, região de Guanambi, região de Itapetinga e região de Vitória da Conquista). Tais regiões de saúde comportam 73 municípios. Analisaram-se as atas das reuniões das CIR entre os anos de 2013 a 2015. A pesquisa foi financiada pela Fapesb e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da UFBA (Parecer 624.168, de 24/04/2014).

Resultados e/ou impactos: As regiões de saúde encontram-se em processo de consolidação. As reuniões da CIR apresentaram discussões sobre regulação assistencial, sobretudo, pela falta de oferta de serviços de média densidade tecnológica para atender às demandas dos municípios. As denúncias de mau uso dos serviços, fluxos concorrentes, atravessamentos de políticos, médicos e pessoal das centrais de marcação têm aparecido nas reuniões de todas as CIR. As reuniões têm aproximado os gestores e permitido negociações mais rápidas e compartilhadas. Problemas na organização dos serviços são apresentados, porém, há poucos avanços no processo de planejamento, levando as reuniões a serem reativas.

Considerações finais: Os assuntos pertinentes à atenção secundária tiveram maior destaque, enquanto mostrou a quase ausência da temática da APS nas discussões da CIR. Observou-se que há uma busca de soluções municipais para problemas claramente regionais, que optam pela compra direta de serviços de prestadores privados muitas vezes, mediada pela ação de atravessadores.



Palavras-chave


Regionalização; Acesso;