Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS AVANÇADOS COMO COMPLEMENTO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA
Ana Carolina Queiroz Cândido da Silva, Luciana Costa Pinto da Silva, Louise Makarem Oliveira, Jhonnatan Smith Souza Pinto, Lucas Edwardo de Souza e Silva, Legildo Soares Liberato Neto, Elyson Enrique Campos de Moraes, Izaías Gomes da Silva Junior

Última alteração: 2018-02-04

Resumo


Apresentação e objetivo: As disciplinas de Seminários Avançados (SAV) ofertadas na grade curricular de Medicina pela Universidade Federal do Amazonas têm o intuito de complementar a formação acadêmica, através da inserção de assuntos de grande importância pouco discutidos durante o curso, promovendo metodologias ativas, rodas de discussão, aulas expositivas e permitindo que os estudantes formulem opiniões próprias e entendam a relevância dos temas, como é o caso do tema  “Cuidados paliativos e controle da dor”, proposto para um trabalho em SAV 1.

Descrição da experiência: Foi proposta aos acadêmicos do 4º período pela disciplina de Seminários Avançados 1 a realização de uma revisão de literatura acerca de cuidados paliativos e controle da dor, sob orientação e supervisão das professoras da disciplina; tendo, ao fim, sido confeccionado e apresentado um banner do trabalho. A pesquisa iniciou os acadêmicos no meio científico, levando-os a buscar bases de dados, informações fidedignas, utilizarem metodologia e rigor científicos, trabalharem em equipe e assimilarem o conhecimento de maneira ativa. Além disso, os estudantes também buscaram relatos na Fundação Centro de Controle em Oncologia do Estado do Amazonas, a fim de entender melhor como funciona a terapia na prática. Ao final, os grupos foram capazes de expor o material revisado e transmitir o conhecimento adquirido aos colegas, reforçando a importância do alívio do sofrimento, do trabalho em equipes multidisciplinares, do seguimento terapêutico em etapas propostas pela Organização Mundial de Saúde e da discussão de temas como estes em sala de aula.

Resultados: Verificou-se a proposta da disciplina, que integra ensino, cuidado e pesquisa, capacitando futuros médicos a se posicionarem frente a uma problematização, produzirem material científico e transmitirem o conhecimento a seus pares. Além disso, embora a maioria dos cursos de graduação médica ofereça algum treinamento formal em cuidados paliativos, este tem se mostrado insuficiente na prática, visto que falta integração efetiva de seu aprendizado com as matérias clínicas. Também são poucos ou deficitários os mecanismos de autoavaliação quanto à qualidade do treinamento oferecido, levando a certo desinteresse em sua melhoria. No entanto, as perspectivas para o futuro são animadoras, uma vez que os cuidados paliativos vêm ganhando espaço e relevância no cenário médico, impulsionados pela comunidade acadêmica.

Considerações finais: A metodologia de ensino empregada na disciplina de SAV 1 impactou significativamente a formação acadêmica de cada aluno, uma vez que para a discussão de temas como este é necessária a discussão de ética, profissionalismo, preparo emocional e compromisso com os futuros pacientes. Além disso, foi reforçado que pensar em cuidados paliativos é transcender a ideia de que o compromisso do médico é apenas com a cura da doença ou com o ‘salvar de uma vida’; é entender que, mesmo quando a morte inevitável, ainda há espaço para o impacto de uma atuação competente e humanizada. Por fim, a inserção no meio científico serviu para inspirar a busca por conhecimento e desenvolvimento de projetos de pesquisa, nos quais o desempenho individual foi louvável.

 

 


Palavras-chave


seminários avançados; metodologia ativa; cuidados paliativos; dor;