Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem: Vivência de acadêmicos em um Hospital de Ensino
Silvia Tavares de Amorim, Antonio Breno Maia de Araújo, Camila Neves Lima, Erlon Gabriel Rego de Andrade, Natália Cristina Costa dos Santos, Rosinelle Janayna Coêlho Caldas, Héllen Cristhina Lobato Jardim Rêgo

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO: O presente estudo trata-se da vivência de acadêmicos de Enfermagem através do componente curricular “Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem”, que ocorreu no período de 26 de abril a 06 de maio de 2016, no Hospital Ophir Loyola (HOL), sendo referência em tratamento oncológico, neurocirurgia, cardiologia, terapia renal e transplantes. Sob supervisão e orientação docente, os acadêmicos de Enfermagem realizaram visitas técnicas a setores administrativos e assistenciais da instituição, sendo estes Diretoria Técnica, a Assessoria de Planejamento (ASPLAN) e Clínica de Hematologia. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Utilizou-se a Metodologia da Problematização, recurso ativo proposto por Neusi Aparecida Navas Berbel aplicada a partir do Arco de Maguerez, criado na década de 1970, constando de cinco etapas interdependentes, sendo elas, respectivamente: observação da realidade (através da visita técnica e observação) e identificação de problemas; definição de pontos-chave; teorização; levantamento de hipóteses de solução ou pressupostos; e aplicação à realidade. O Arco de Maguerez é um método que propõe a observação da realidade, a identificação de possíveis problemas ou do objeto de estudo, para posterior seleção do que se quer aprofundar. Logo após são elencados os pontos-chave, para definir o que se pretende estudar. Em seguida é realizada a teorização, as pesquisas a fim de respaldar a situação-problema. Depois desta etapa é feita a elaboração de pressupostos, soluções, para logo em seguida os pesquisadores envolvidos no estudo usarem sua criatividade e realizarem mudanças nos setores observados. Na última fase, as propostas são aplicadas para se ter minimamente transformação daquela realidade. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: A Diretoria Técnica é coordenada por um médico, sendo responsável por garantir condições propícias de trabalho para execução de procedimentos técnicos seguros, pela prática ética da medicina, cumprimento e observância às normas vigorantes no estabelecimento de saúde. Segundo o Art. 28º, do Decreto Federal nº 20.931/32, o cargo de diretor técnico é obrigatório em qualquer instituição hospitalar ou serviço médico. Dentre os problemas identifificados na Diretoria Técnica estavam: Inexistência de protocolos multiprofissionais para execução de procedimentos técnicos; maior parte do quadro de funcionários constituída por profissionais temporários; ausência de fomento à pós-graduação intra-hospitalar (mestrado); desconhecimento do organograma por alguns profissionais; entraves relacionados à falta de conhecimento da cultura organizacional. E as hipóteses de solução ou pressupostos a serem aplicados na Diretoria Técnica verificou-se a necessidade de agilizar estruturação de regimento interno que normatize a necessidade de existência e observância dos protocolos multiprofissionais; elaborar, de forma conjunta e participativa, protocolos multiprofissionais para execução de procedimentos técnicos; implementar um organograma para que os setores envolvidos possam conhecer a hierarquização institucional; e promover aos funcionários a socialização do modelo organizacional da Instituição, bem como atribuições de cada setor e inter-relação dos mesmos. A ASPLAN atua por meio de planejamento estratégico, que consiste em um conjunto de decisões sobre aspectos que afetam ou devem afetar o funcionamento e processo gerencial da empresa/organização por longos períodos de tempo, sendo mais abrangente e intrínseco ao nível institucional, isto é, hierarquicamente mais elevado. Quanto aos problemas verificados na ASPLAN indetificou-se os altos custos com determinadas categorias, cujo quantitativo disponível de profissionais capacitados é escasso (cirurgiões de cabeça e pescoço e físicos especialistas em física médica); altos custos com o ambulatório; o tempo médio de permanência tende a ser é alto. Neste sentido, poderia-se implementar medidas de controle dos materiais consumidos no Ambulatório, a fim de reduzir gastos, porém, mantendo a qualidade dos procedimentos; estratégias de redução e controle de custos em ambulatório; sensibilização do nível estratégico quanto à redução de custos: níveis táticos (gerências) e níveis operacionais (chefias); realizar diagnóstico situacional do setor; estruturar e agrupar os centros de custos; identificar os grupos de gastos; e monitorar e avaliar. A Clínica de Hematologia está ligada ao Departamento de Enfermagem, que está ligada à Diretoria Técnica, que por sua vez está relacionada com a Diretoria Geral. A enfermeira responsável pelo turno da manhã assume cargo administrativo e assistencial, que tem como fluxo de trabalho: passagem de plantão, checagem do carro de parada, organização da escala, solicitação de materiais e visita, em consonância à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A Clínica presta cuidados especializados em hematologia e hemoterapia a pacientes portadores de neoplasias hematológicas, e tem, entre seus profissionais, agentes administrativos, auxiliares operacionais, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos e técnicos de Enfermagem. Assim, na Clínica de Hematologia, observou-se como problemas a sobrecarga de trabalho da enfermeira da manhã, a qual desempenha funções assistenciais e gerenciais concomitantes; limitações de parte da equipe multiprofissional sobre como checar e usar o carro de parada; dificuldades na passagem de plantão relacionadas à socialização com os enfermeiros das clínicas, em virtude da ausência de parte destes; não realização da checagem do carrinho de emergência; não utilização de sistema de classificação; não realizado dimensionamento da equipe de enfermagem de forma institucionalizada; e leitos não identificados. E para tentar solucionar os problemas verificou-se a necessidade de trabalhar, junto ao Departamento de Enfermagem e demais instâncias administrativas, a possibilidade de dimensionar outro profissional de Enfermagem para assistência na Clínica de Hematologia no turno da manhã; elaborar e aplicar estratégias de capacitação multiprofissional, por meio da educação continuada, sobre checagem diária, indicações de uso e operacionalização do carro de parada; utilizar escore de classificação dos pacientes para dimensionamento adequado dos profissionais de Enfermagem; e estimular a participação dos enfermeiros das clínicas durante passagem de plantão no Departamento de Enfermagem.CONSIDERAÇÕES FINAIS: A observação, enquanto instrumento básico de Enfermagem, constitui-se importante ferramenta da atuação profissional, através da qual se pode identificar irregularidades e desajustes nos processos saúde-doença e administrativo-gerencial, nos quais o enfermeiro, enquanto cuidador, administrador, orientador e integrador,  encontra campo fértil para atuar, balizado na responsabilidade ética, técnico-científica e social.  Frente às suas competências e habilidades, ao identificar situações que necessitam de ajustes e correções, pode empregar as ferramentas da educação, perfeitamente cabíveis aos públicos com os quais trabalha, se adaptadas às características de cada realidade. À sua equipe, pode aplicar educação continuada, e às questões administrativas, pode contribuir para dirimi-las, por meio de sua inserção na gestão dos serviços. A prática acadêmica nos proporcionou oportunidade singular ao que tange aos processos de Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem dentro do Hospital, a dinâmica e funcionamento dentro dos setores observados, a percepção de nós, enquanto acadêmicos, quanto à detecção de problemas e possíveis propostas de solução dos mesmos, com o intuito de melhorar os serviços, a assistência ao paciente e na aquisição de experiência para futuramente galgarmos os caminhos da assistência nos diversos pontos de atenção à saúde.

Palavras-chave


Gestão; Serviços de Saúde; Enfermagem.