Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PERCEPÇÃO DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS QUANTO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UTI NEONATAL DO NORTE DO BRASIL
Fabíola Mara Gonçalves de Siqueira Amaral, Lucia Rejane Gomes da Silva

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


 

 

 

O crescente número de neonatos de baixo peso ao nascimento e prematuros constitui importante problema de saúde pública e repercute na morbimortalidade neonatal, com graves consequências de saúde e sociais que chamam a atenção para a necessidade da implementação de ações de educação em saúde, a fim de contribuir para o preparo da alta hospitalar, instrumentalizando os familiares para o cuidado no domicílio. Esta pesquisa busca analisar as ações de educação em saúde com as mães de recém-nascidos prematuros e/ou baixo peso internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada em uma UTIN do Norte do Brasil. As participantes da pesquisa foram 22 mães de recém-nascidos prematuros e/ou baixo peso internados na UTIN selecionada para o estudo e a coleta de dados se deu por meio de entrevista semi-estruturada no período de novembro a dezembro de 2016. Todas as falas foram transcritas e analisadas baseadas nas três etapas da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados parciais foram levantados três grupos temáticos com suas principais ideias-chaves, identificados como: Percepções maternas quanto à importância da presença da família na UTIN; Educação em saúde como estratégia para o preparo para alta hospitalar e Ações de educação em saúde para mães e familiares de RN em UTIN/UCIN. O desenvolvimento dessa pesquisa propiciou conhecer a percepção das mães em relação às práticas de educação em saúde desenvolvidas nas duas etapas do Método Canguru. Diante dos resultados, observa-se a necessidade de elaborar estratégias embasadas nas metodologias ativas de aprendizagem, auxiliadas por materiais educacionais que facilitem a inserção das mães e se possível, de familiares nos cuidados com o filho prematuro.

 

 

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; UTI Neonatal; recém-nascido prematuro; família