Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO PERMANENTE: ESTRATÉGIA PARA CONSOLIDAÇÃO DA REDE DE APOIO A SAÚDE MENTAL – REVISÃO INTEGRATIVA
VIVIANE LINS ARAUJO DE ALMEIDA, ELAINE ANTUNES CORTEZ, ALESSANDRA DA SILVA RODRIGUES, WANDERSON ALVES RIBEIRO, MARCOS EDUARDO PEREIRA DE LIMA, ANDERSON FERREIRA DA SILVA

Última alteração: 2018-02-13

Resumo


INTRODUÇÃO: A Política Nacional Educação Permanente em Saúde visa promover a integração ensino-serviço, resultando na melhoria da assistência1. A trajetória da saúde mental no Brasilé pautada pela mobilização e lutas dos trabalhadores e familiares de usuários, e apesar da mudança dos dispositivos para acompanhamento destes usuários desde  a década de 80, “é em 1989 que surge os dispositivos substitutivos e a proposta de extinção progressiva dos manicômios no país2. Em 2011, foi instituído a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com a proposta de fortalecer o acolhimento e acompanhamento destes usuários nos diversos níveis de assistência, indo ao encontro do que determina as diretrizes do SUS, ampliando a articulação da assistência a saúde para pessoas acometidas de transtorno mental3. OBJETIVO: Analisar o perfil de produções a fim de identificar subsídios para à prática da Educação Permanente na instrumentalização dos conflitos emergidos na equipe multidisciplinar. Este trabalho constitui de um recorte da dissertação de mestrado onde trabalha com artigo de revisão integrativa de literatura na busca por lacunas do conhecimento,  a ser publicado em periódico como parte do produto do mestrado. MÉTODO: Estudo descritivo, de  abordagem qualitativa, tendo como fonte de informação a busca de artigos nas bases de dados CINAHL e SCOPUS e PUBMED através associação de todos os grupos de mesh terms: Interpersonal Relations AND Continuing Education, Interpersonal Relations AND Continuing Education AND Patient Care Team, Interpersonal Relations AND Continuing Education AND Mental Health e Interpersonal Relations AND Continuing Education AND Mental Health AND Patient Care Team, encontrou-se após os critérios de inclusão e exclusão 133 trabalhos. No entanto na leitura dos resumos, verificou-se que somente sete versavam sobre o tema proposto, destes restando 7 a responder a questão do estudo. RESULTADOS PARCIAIS: Em um dos estudos os resultados revelaram uma perspectiva positiva entre as partes interessadas, ao mesmo tempo em que expressam algumas preocupações relacionadas à forma como os problemas de comunicação, a colaboração, o fluxo de trabalho e os padrões de função profissional são refletidos(...). Em outro, que a análise qualitativa do feedback dos técnicos de enfermagem mostrou que o estresse por conflito no local de trabalho estava associado à carga de trabalho e a ausência de um fórum para discutir conflitos de relacionamento que não eram reconhecidos pelos demais. CONCLUSÃO: Embora seja ainda observado lacuna de conhecimento sobre o tema proposto, fica claro que a aprendizagem interprofissional concentra-se menos nos indivíduos e mais na dinâmica coletiva e nas relações sociais e materiais reais envolvidas na prática , proporcionando a oportunidade de (re)formulação a partir das  complexas realidades laborais. Os estudos apontam também temas considerados relevantes como a ausência de perspectiva centrada no paciente e a necessidade de construção dos vínculos entre os profissionais.

 


Palavras-chave


Educação Continuada; Relacionamento Interpessoal; Saúde Mental ; Equipe Interdisciplinar.