Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Dhiuly Anne Fernandes da Silva Pontes, Elaine Priscila Ângelo Zagalo, Erika Beatriz Borges Silva, Thais da Paixão Furtado, Thamires Palheta de Souza, Cléo da Costa Araújo, João Eduardo Barros Branco, Ana Carolina Martins dos Santos

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Um dos propósitos do curso em Enfermagem é a elaboração de Ações Educativas para promoção de saúde nos diferentes ciclos da vida humana. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no planejamento e execução de atividade educativa em saúde para estudantes de uma escola pública da região norte do Brasil. Desenvolvimento do trabalho: A atividade educativa foi planejada para ser desenvolvida em uma Escola Municipal de Belém do Pará. O público alvo foram 28 adolescentes do 8° ano do nível fundamental com idade entre 12 e 14 anos. O planejamento e execução aconteceram simultaneamente, visto que na primeira visita à escola foi instalado em sala de aula uma urna construída de isopor e foram distribuídos envelopes contendo papel em branco para que os adolescentes escrevessem perguntas referentes a temas que lhes interessassem e as depositasse na urna. Durante 24 horas a urna localizada em local estratégico recebeu 14 envelopes com perguntas referentes ao tema educação sexual, dentre as quais, as dúvidas mais frequentes foram: “O que é menstruação?”, “Por que as meninas menstruam?” e “O que acontece no corpo das meninas para que acorra gravidez?”. Nesse contexto, mediante as indagações recebidas construiu-se em material E.V.A tecnologias educativas representando o sistema reprodutor feminino e masculino, bem como suas respectivas células reprodutoras. Tal estratégia permitiu que durante a atividade educativa os discentes pudessem simular a fisiologia humana e utilizando uma maquete de representação do aparelho reprodutor feminino pode-se apresentar as seguintes situações: a preparação do útero para receber o embrião e a descamação do endométrio quando não ocorre gravidez. Além disso, as tecnologias educativas permitiram demonstrar o processo de fecundação e nidação. Resultados: Durante a atividade educativa observou-se a interação do público alvo, os adolescentes se integraram a atividade e realizaram comentários durante toda a ação educativa. Assim, a interatividade da ação foi perceptível, com uma grande retenção da atenção do público adolescente, que demonstrou interesse em conhecer a fisiologia do sistema reprodutor humano através das simulações realizadas com auxílio das tecnologias educativas pelos acadêmicos. Deste modo, observou-se que a estratégia proporcionou esclarecimento das dúvidas levantadas inicialmente e de novos questionamentos que surgiram durante a ação. Considerações Finais: Com os resultados obtidos, notou-se que os recursos utilizados foram bem aceitos e possibilitaram esclarecimentos acerca do tema.  Aprendizado válido não somente para os adolescentes, mas também para os acadêmicos de enfermagem que tem como uma de suas atribuições desenvolver atividades que visem empoderar a população de conhecimento. Dessa forma, a ação educativa, permitiu uma troca de conhecimento entre os acadêmicos e os adolescentes, já que, a mesma foi planejada e desenvolvida a partir da interação entre os acadêmicos de enfermagem e os alunos da escola pública onde a atividade aconteceu, com intuito, de melhorar a compreensão à respeito da temática.

Palavras-chave


Educação, Sexualidade, Adolescentes