Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE SAÚDE: PROMOVENDO A SAÚDE DO TRABALHADOR EM UM HOSPITAL.
Elisangela Raquel Dallabrida Bonatti, Maria Ediléia Ribeiro da Silva, Laura Wolf

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) foi criada em 2006 e instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) abordagens de cuidado integral à população por meio de recursos terapêuticos. Por meio da Portaria N° 849, de 27 de março de 2017, o Ministério da Saúde incluiu novas modalidades terapêuticas à esta política. Tal medida atende ao que preconiza a Organização Mundial de Saúde: reconhecimento e incorporação das Medicinas Tradicionais e Complementares nos sistemas nacionais de saúde. Estas práticas, conhecidas popularmente como “ramos da medicina alternativa”, aumentam o leque de recursos terapêuticos que podem ser utilizadas e colaboram para o cuidado humanizado. Este trabalho aborda o tema das práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde - SUS, na atenção à saúde do trabalhador. Consiste em um relato de experiência do Projeto executado junto aos profissionais do Hospital Beatriz Ramos- Indaial/SC, realizado no segundo semestre do ano 2017. Esta ação surgiu a partir da demanda dos funcionários em desenvolver ações voltadas à saúde do trabalhador.

Objetivo: Garantir a promoção de saúde, prevenção de doenças, recuperação da saúde, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integrado em saúde do trabalhador, contribuindo com a resolubilidade das questões de saúde com qualidade, eficácia, eficiência, segurança. Para a operacionalização do projeto realizou-se reunião com os gestores das equipes para apresentar e sensibilizar os profissionais quanto ao projeto; foram selecionados participantes, segundo os critérios: condição clínica com indicação, disponibilidade, e querer participar.

Metodologia: A primeira etapa da ação foi realizada no dia 27 de outubro do ano de 2017, no período integral, com duração de 9 horas.  A ambientação foi realizada na sala do anfiteatro, na qual o chão da sala foi forrado com colchoes e colchonetes; música com sons da natureza; velas; objetos de decoração; essências. Os profissionais foram liberados pelos setores de trabalho gradativamente e formavam grupos de aproximadamente 8 pessoas. Trabalhou-se de maneira dialógica e prática o Reiki, auriculoterapia e Terapia Floral. Inicialmente realizou-se um diálogo sobre a história dessas práticas, funcionamento e aplicabilidade, concomitante ao diálogo os profissionais eram convidados a experienciar as práticas. Na segunda etapa, os profissionais que tem desejo e disponibilidade, realizam terapia floral individual e monitoramento pelo terapeuta floral. A terceira etapa das ações os profissionais receberão cuidado através das práticas integrativas serão executadas a partir de janeiro de 2018.

Resultados: Profissionais relataram alivio de dores físicas, ansiedade, tristeza, estresse, animo, tranquilidade. Com o emprego da terapia floral é possível observar, melhora no estado geral dos profissionais, melhora na qualidade do sono, na diminuição do estresse, e alivio de dores físicas, na diminuição de automedicação.

Considerações finais: os benefícios das PICS estão relacionados com a redução da dor, melhora da qualidade do sono, diminuição da tensão muscular, melhora da imunidade e redução do estresse. Na esfera psíquica, há uma importante redução da ansiedade e melhora de quadros depressivos.

 


Palavras-chave


Saúde do trabalhador, cuidado, terapias complementares