Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A UTILIZAÇÃO DO TEATRO-FÓRUM COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO PARA A REFLEXÃO CRÍTICA
Isaac Newton Machado Bezerra, Larissa Oliveira Lima Macedo, Jânio Luiz do Nascimento, Jônia Cybele Santos Lima, Luan Thallyson Dantas de Assis, Vinicius Costa Maia Monteiro, Barbara Danielle Calixto de Alcantara

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Introdução: O teatro-fórum mais conhecido como teatro do oprimido é uma junção de técnicas teatrais que buscam fortificar a formação politica, apresentando aos seus espec-atores encenações da realidade cotidiana, onde indivíduos são claramente oprimidos por outros de forma que suas vontades não são respeitadas, demonstrando que esses desejos não foram realizados devido a ação do opressor. Nesse cenário os presentes são convidados a tomar o lugar dos atores e mudar a realidade apresentada, agindo de forma diferente e solucionando o problema apresentado. Vale salientar que o principal não é solucionar o problema ou realizar a vontade do oprimido, mas levantar a discussão em torno do problema e levar os presentes a uma reflexão critica sobre a problemática apresentada. Objetivo: Relatar a experiência dos estudantes da disciplina de Saúde e Cidadania (SACI) com a utilização do teatro-fórum, ferramenta de motivação para a reflexão critica junto aos usuários atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) Panatis, no município de Natal-RN. Metodologia: A partir da vivencia realizada durante o semestre de 2017.1, na USF, foi realizada uma peça abordando a alimentação saudável. No cenário apresentado uma criança reclamava com seus pais sobre dores na barriga dizendo que gostaria de comer uma fruta, pois aprendeu na escola a importância de uma alimentação rica em frutas e verduras, enquanto ela se alimentava apenas de biscoitos, então seu pai começa a gritar com a criança e com sua esposa dizendo que não tem dinheiro para comprar esse tipo de coisa, e que ela iria comer o que ele comprasse. Mais tarde ao voltar da escola a criança passa na casa de sua tia e fala sobre suas dores de barriga constante pedindo a tia que vá até sua casa conversar com seus pais, ao chegar à casa da sobrinha encontra sua irmã fazendo o almoço e começa a questionar a alimentação que está sendo dada a criança, quando seu cunhado chega a expulsando de casa, sendo agressivo e não deixando que ela fale com sua irmã. Ao abrir a encenação para os convidados da comunidade que estavam presentes, muitos decidiram tomar o lugar da mãe e enfrentar o esposo, exigindo que ele comprasse comidas mais saudáveis para a família, outros optaram por tomar o lugar da tia e ser mais incisiva com o cunhado e a irmã, falando sobre os problemas que essa alimentação desregulada causaria na saúde da sobrinha. Resultados: Após a realização da peça e uma discussão sobre as consequências que uma alimentação ruim pode trazer com o passar dos anos, foi construída na unidade uma horta orgânica comunitária para que os moradores tivessem acesso a alguns alimentos livres de agrotóxicos e mais saudáveis. Conclusão: Com a realização desse momento podemos despertar um olhar mais critico da comunidade para as questões alimentares, bem como, integrá-los num projeto em comum em prol de benefícios de para a comunidade. Além disso, pode-se comprovar a eficácia da utilização do teatro-fórum como uma ferramenta capaz de provocar a reflexão dos envolvidos em torno do tema abordado.

 


Palavras-chave


Dieta Saudável; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde.