Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-22
Resumo
Introdução: O teatro-fórum mais conhecido como teatro do oprimido é uma junção de técnicas teatrais que buscam fortificar a formação politica, apresentando aos seus espec-atores encenações da realidade cotidiana, onde indivíduos são claramente oprimidos por outros de forma que suas vontades não são respeitadas, demonstrando que esses desejos não foram realizados devido a ação do opressor. Nesse cenário os presentes são convidados a tomar o lugar dos atores e mudar a realidade apresentada, agindo de forma diferente e solucionando o problema apresentado. Vale salientar que o principal não é solucionar o problema ou realizar a vontade do oprimido, mas levantar a discussão em torno do problema e levar os presentes a uma reflexão critica sobre a problemática apresentada. Objetivo: Relatar a experiência dos estudantes da disciplina de Saúde e Cidadania (SACI) com a utilização do teatro-fórum, ferramenta de motivação para a reflexão critica junto aos usuários atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) Panatis, no município de Natal-RN. Metodologia: A partir da vivencia realizada durante o semestre de 2017.1, na USF, foi realizada uma peça abordando a alimentação saudável. No cenário apresentado uma criança reclamava com seus pais sobre dores na barriga dizendo que gostaria de comer uma fruta, pois aprendeu na escola a importância de uma alimentação rica em frutas e verduras, enquanto ela se alimentava apenas de biscoitos, então seu pai começa a gritar com a criança e com sua esposa dizendo que não tem dinheiro para comprar esse tipo de coisa, e que ela iria comer o que ele comprasse. Mais tarde ao voltar da escola a criança passa na casa de sua tia e fala sobre suas dores de barriga constante pedindo a tia que vá até sua casa conversar com seus pais, ao chegar à casa da sobrinha encontra sua irmã fazendo o almoço e começa a questionar a alimentação que está sendo dada a criança, quando seu cunhado chega a expulsando de casa, sendo agressivo e não deixando que ela fale com sua irmã. Ao abrir a encenação para os convidados da comunidade que estavam presentes, muitos decidiram tomar o lugar da mãe e enfrentar o esposo, exigindo que ele comprasse comidas mais saudáveis para a família, outros optaram por tomar o lugar da tia e ser mais incisiva com o cunhado e a irmã, falando sobre os problemas que essa alimentação desregulada causaria na saúde da sobrinha. Resultados: Após a realização da peça e uma discussão sobre as consequências que uma alimentação ruim pode trazer com o passar dos anos, foi construída na unidade uma horta orgânica comunitária para que os moradores tivessem acesso a alguns alimentos livres de agrotóxicos e mais saudáveis. Conclusão: Com a realização desse momento podemos despertar um olhar mais critico da comunidade para as questões alimentares, bem como, integrá-los num projeto em comum em prol de benefícios de para a comunidade. Além disso, pode-se comprovar a eficácia da utilização do teatro-fórum como uma ferramenta capaz de provocar a reflexão dos envolvidos em torno do tema abordado.