Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SAÚDE
Terezinha Oliveira Araújo, Maria Adriana Moreira, Lorena Gama Ribeiro, Nilza Bessa, Liusva López Morales, Joaquim Gomes Fonseca, Wanderson Moreira Araújo

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Trata-se de uma experiência de participação da comunidade em prol da  saúde  em uma Unidade Básica de Saúde do interior do Amazonas, no municipio de Tefé, no bairro nominado Abial. Este com distintas peculiaridades por se encontrar em frente a cidade separado por um rio, sua travessia fluvial dura cerca de 5 minutos. O bairro conta com uma unidade composta por duas Estratégias de Saúde da Familia a qual atende uma população de 2.000 famílias cadastradas. Conta com uma área geográfica composta por áreas de inundações em determinadas épocas do ano, trazendo vulnerabilidade a populaçao.

Objetiva-se sensibilizar a populaçao do bairro acerca dos agravos em saúde, bem como, demonstrar através do mapeamento esquematizado em maquete, áreas de vulnerabilidade na localidade, tornando a população informada e assim responsável de maneira integrante, às ações de promoção a saúde da comunidade.

O evento ocorreu através de uma exposição de maquetes feita pelos Agentes Comunitarios de Saúde em suas respectivas áreas de abrangência. Cada agente montou sua área envolvendo todos os aspectos relevantes para saúde que tinha em cada localidade e assim expôs ao comunitario, explicando a vulnerabilidade dos locais, bem como conscientizando sobre os agravos geradores de doença, como saneamento básico, destino dos degetos, animais soltos, áreas de inundaçõs e reservatórios de mosquitos.

O tema foi impulsionado por notamos que no último trimestre de 2017 houveram muitos casos de doenças prevenivéis como dengue, malária, verminoses, dentre outros. Através de consulta e atividades coletivas foi possivel perceber que a populção desconhece o impacto dos aspectos ambientais à saúde.

Como resultados tivemos relatos de comunitários que  são moradores a mais de 10 anos e desconheciam as vulnerabiliddaes de sua área, também foi possivel mostrar exatamente sua localização geografica no bairro, também a quantidade de pessoas diabeticas, hipertensas, grávidas e acamados. Foi um momento único, nos possibilitando sensibilizar a população a respeito de vários aspectos que envolvem a saúde e dependem da população comunitaria. No evento também mensionamos o papel da ESF na promoção a saúde da comunidade

 


Palavras-chave


participação da comunidade; saúde; acs.