Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de experiência: Capacitação sobre sífilis de Agentes Comunitários de Saúde da cidade de Massaranduba-SC.
Aline Bogo, Amanda Camila Polo, Ana Gabriela Quintanilha Verás, Laura Mielczarski Gomes Soares, Rafaela Barros Bessa, Ricardo Dantas Lopes

Última alteração: 2018-05-31

Resumo


A cidade de Massaranduba em Santa Catarina, como diversas outras localidades no país, passa por uma epidemia de Sífilis. Segundo a secretaria de saúde da cidade, o município teve 1 caso da infecção a cada 1000 habitantes no último ano. Diante desse cenário, acadêmicos de Medicina da Universidade Regional de Blumenau-SC (FURB) membros da IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students Association of Brazil), em parceria com a Prefeitura de Massaranduba, elaboraram um encontro para capacitar os agentes de saúde da cidade a educar a população local sobre a Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Os objetivos foram pautados em capacitar os profissionais sobre o tema, prepara-los para orientar a população e aproximar os acadêmicos do funcionamento do sistema de saúde e de atividades com promoção de saúde.

A proposta iniciou com uma reunião de capacitação dos estudantes realizada por um professor médico de família e comunidade, que discutiu a parte clínica da doença, a função do ACS na comunidade e as melhores formas de apresentar o tema a eles. A tarde de atividades foi elaborada com diversas dinâmicas que trabalharam a revisão clínica da sífilis, as formas de transmissão, mitos e verdades sobre a doença e o papel dos agentes enquanto promotores de saúde. Após a troca de aprendizado, os participantes ainda tiveram um momento para planejar uma atividade em sua região e trabalhar juntos qual seria a melhor forma de educar populações alvo específicas, como por exemplo gestantes, jovens e idosos. Na tarde do encontro estavam presentes 4 acadêmicos de Medicina da FURB e 37 agentes de saúde. No início e ao final das atividades foram aplicados questionários para avaliar o conhecimento dos participantes, mostrando, desta forma que houve retenção do conteúdo. O aprendizado foi grande para os acadêmicos e para os ACS participantes. Teve-se uma boa receptividade dos ACS, principalmente pela forma como o tema foi trabalhado, de maneira mais dinâmica, clara e objetiva. Além disso, para os estudantes, principalmente do início da graduação, atividades que os aproximem da comunidade e do funcionamento do sistema de saúde colaboram para uma formação complementar e mais humana da Medicina. Em suma, o projeto obteve êxito; foi capaz de ratificar aos ACS sua importância dentro do Sistema de Saúde, e em conjunto com outros profissionais, no combate à epidemia de sífilis enfrentada pelo município. Além disso, permitiu aos acadêmicos de Medicina participantes uma experiência ímpar de troca de experiência interprofissional, contribuindo para uma formação médica integral através de outros meios que complementem o modelo simplesmente biomédico.


Palavras-chave


sífilis; infecção sexualmente transmissível; agente comunitário de saúde;