Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Relação entre modalidade de ensino-aprendizagem e conceito final dos estudantes de Odontologia
Tais de Souza Barbosa

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Cada indivíduo apresenta ao menos uma modalidade de aprendizado e o conhecimento destas preferências pode auxiliar na escolha dos educadores pela metodologia de ensino mais eficaz para cada aluno. Este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre preferência de modalidade de aprendizado e conceito final em alunos de graduação em Odontologia submetidos ao modelo tradicional de ensino. Foram avaliados 60 alunos, matriculados no 7º período do curso de Odontologia em uma Instituição Particular de Ensino Superior, em Pouso Alegre/MG, divididos em turmas A e B. Para avaliar as modalidades de aprendizagem foi utilizada a versão em Português Brasileiro do instrumento VARK composto por 16 itens de múltipla escolha, com quatro opções de respostas correspondentes às modalidades visual, auditiva, leitura/escrita e cinestésica. Ao final, a preferência de aprendizagem do aluno era classificada em unimodal ou multimodal (bimodal, trimodal e tetramodal).O conceito final na disciplina teórica de Odontopediatria foi obtido por duas avaliações e atividades extraclasse. A preferência de aprendizado mais frequentemente observada foi a unimodal (total = 50,0%; A = 53,6%; B = 46,9%), em especial a modalidade auditiva (total = 73,3%; A = 60,0%; B = 86,7%), seguida da cinestésica (total = 23,3%; A = 33,3%; B = 13,3%). O conceito geral foi de 7,6 ± 0,9, sendo maior nos alunos com preferência tetramodal (7,9 ± 0,9) e menor nos bimodais (7,2 ± 0,6). Concluiu-se que o modelo de ensino tradicional na disciplina ministrada foi compatível com as preferências de aprendizagem dos estudantes avaliados, resultando em conceitos finais satisfatórios.


Palavras-chave


desempenho acadêmico; estudantes de odontologia; modalidade de aprendizagem