Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A RELEVÂNCIA DO PROJETO DE MONITORIA COMO FERRAMENTA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Karina Barros Lopes, Bruna Damasceno Marques, Emilly Melo Amoras, Eliseu da Silva Vieira, Julliana Santos Albuquerque Ribeiro, Daiane de Souza Fernandes, Stelacelly Coelho Toscano de Brito

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: O projeto de monitoria acontece para ressignificar o processo ensino- aprendizagem, no que tange o papel do monitor e do coordenador do projeto, que implica em comprometimento, responsabilidade, fomentação da busca pelo conhecimento, troca de saberes, construção de uma experiência real técnico-científica, bem como a promoção de subsídio para que esse produto gere resultados que sejam utilizados de forma expressiva pelo o acadêmico, docente e sociedade. Este trabalho tem por objetivo: Difundir a relevância desta experiência para os acadêmicos, enquanto profissionais em formação e como o resultado de tal irá repercutir em larga escala intra e extra-universidade. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência,  vivenciada no período de maio a setembro de 2017, durante a monitoria da Atividade Curricular de Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso (AISAI), da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. A vivência durante este período pode ser considerada singular, proporcionando ao aluno-monitor aprendizados ímpares, transformando-o em protagonista do seu processo de aprendizagem por meio da atividade de monitoria. As práticas operacionais desempenhadas pelo aluno enquanto monitor compreendem: auxílio na construção de planejamento para o semestre e de planos de aulas junto as docentes, participação na construção de trabalho de conclusão de atividade curricular junto aos discentes da turma, bem como a colaboração em trabalhos científicos, discussões sobre os temas abordados durante as aulas teóricas-práticas, atualizações em várias áreas da Enfermagem. Da mesma maneira trabalham na construção de uma aprendizagem significativa e horizontal, trabalhando a visão holística, facilitando a comunicação entre discentes e docentes, potencializando e desenvolvendo novas habilidades para docência, trazendo uma nova forma de atuar enquanto monitoria na Enfermagem. Resultados: Esforço, compromisso, dedicação, compreensão, trabalho em equipe, escuta ativa, conhecimento teórico-científico e prático, são algumas qualidades trabalhadas para obter um resultado satisfatório na execução deste projeto. Essas qualidades, quando vinculadas a outras competências, são fundamentais para a formação de um profissional enfermeiro de excelência,e são estimuladas nos alunos como monitores pra que apreendam esta visão e a desenvolvam em suas atividades acadêmicas enquanto alunos e em seus campos de trabalho quando profissionais. Considerações finais: Desta forma, ressaltamos a imprescindível aplicabilidade de projetos de monitoria que sejam inovadores, bem como outras iniciativas que envolvam ensino, pesquisa e extensão, que visem impulsionar o aluno para seu amadurecimento acadêmico, pessoal, curricular e como futuro profissional, destaca-se também a maestria com que alguns docentes conduzem essa atividade, proporcionando não só para o monitor, como também para os outros alunos envolvidos oportunidades singulares, que sem dúvida serão um diferencial, mesmo para aqueles que não optem por atuar como docentes futuramente. Diante do exposto, ratifica-se a necessidade de que as instituições de ensino superior, tenham um olhar sensível sobre a temática e a encorajem, promovendo recursos- sejam eles financeiros, materiais ou físicos, para a implementação deste tipo de atividade durante a formação acadêmica em Enfermagem.

Palavras-chave


Educação Superior; Ensino; Aprendizagem.