Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Tamanho da fonte:
A RELEVÂNCIA DO PROJETO DE MONITORIA COMO FERRAMENTA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
Apresentação: O projeto de monitoria acontece para ressignificar o processo ensino- aprendizagem, no que tange o papel do monitor e do coordenador do projeto, que implica em comprometimento, responsabilidade, fomentação da busca pelo conhecimento, troca de saberes, construção de uma experiência real técnico-científica, bem como a promoção de subsídio para que esse produto gere resultados que sejam utilizados de forma expressiva pelo o acadêmico, docente e sociedade. Este trabalho tem por objetivo: Difundir a relevância desta experiência para os acadêmicos, enquanto profissionais em formação e como o resultado de tal irá repercutir em larga escala intra e extra-universidade. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, vivenciada no período de maio a setembro de 2017, durante a monitoria da Atividade Curricular de Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso (AISAI), da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. A vivência durante este período pode ser considerada singular, proporcionando ao aluno-monitor aprendizados ímpares, transformando-o em protagonista do seu processo de aprendizagem por meio da atividade de monitoria. As práticas operacionais desempenhadas pelo aluno enquanto monitor compreendem: auxílio na construção de planejamento para o semestre e de planos de aulas junto as docentes, participação na construção de trabalho de conclusão de atividade curricular junto aos discentes da turma, bem como a colaboração em trabalhos científicos, discussões sobre os temas abordados durante as aulas teóricas-práticas, atualizações em várias áreas da Enfermagem. Da mesma maneira trabalham na construção de uma aprendizagem significativa e horizontal, trabalhando a visão holística, facilitando a comunicação entre discentes e docentes, potencializando e desenvolvendo novas habilidades para docência, trazendo uma nova forma de atuar enquanto monitoria na Enfermagem. Resultados: Esforço, compromisso, dedicação, compreensão, trabalho em equipe, escuta ativa, conhecimento teórico-científico e prático, são algumas qualidades trabalhadas para obter um resultado satisfatório na execução deste projeto. Essas qualidades, quando vinculadas a outras competências, são fundamentais para a formação de um profissional enfermeiro de excelência,e são estimuladas nos alunos como monitores pra que apreendam esta visão e a desenvolvam em suas atividades acadêmicas enquanto alunos e em seus campos de trabalho quando profissionais. Considerações finais: Desta forma, ressaltamos a imprescindível aplicabilidade de projetos de monitoria que sejam inovadores, bem como outras iniciativas que envolvam ensino, pesquisa e extensão, que visem impulsionar o aluno para seu amadurecimento acadêmico, pessoal, curricular e como futuro profissional, destaca-se também a maestria com que alguns docentes conduzem essa atividade, proporcionando não só para o monitor, como também para os outros alunos envolvidos oportunidades singulares, que sem dúvida serão um diferencial, mesmo para aqueles que não optem por atuar como docentes futuramente. Diante do exposto, ratifica-se a necessidade de que as instituições de ensino superior, tenham um olhar sensível sobre a temática e a encorajem, promovendo recursos- sejam eles financeiros, materiais ou físicos, para a implementação deste tipo de atividade durante a formação acadêmica em Enfermagem.
Palavras-chave
Educação Superior; Ensino; Aprendizagem.