Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO NORDESTE BRASILEIRO
Ricardo Cardoso dos Santos, Taislayne Fraga Cruz, Cleisiane Silva Santos, Bianca Gonçalves de Carrasco Bassi

Última alteração: 2018-01-27

Resumo


Sabe-se que os agentes comunitários de saúde (ACS) são responsáveis pela relação usuário e profissionais da saúde, sendo o principal meio de comunicação entre eles. Entretanto, para que sejam levados os problemas encontrados na comunidade é necessário o conhecimento do que é um problema e como identificá-lo. Com isso, a capacitação é de suma importância, visto que a educação permanente é umas das principais responsáveis por manter esses profissionais capacitados e qualificar a atenção em saúde. Em Sergipe, as capacitações ofertadas pela educação permanente são elaboradas de acordo com a Fundação Estadual de Saúde – FUNESA. Porém, nem sempre são prestados temas que incluem a verdadeira demanda dos profissionais e, para que isso aconteça, outras instituições e organizações se prontificam para complementar tais capacitações. Objetivou-se, portanto, relatar a experiência de graduandos do projeto de extensão “De porta em porta com o agente comunitário: uma proposta de Educação Permanente”. Foram realizados encontros junto à coordenadora dos ACS da Atenção Primária e a responsável pela Educação Permanente do município de Lagarto. Os encontros ocorreram uma vez por semana no cenário da Atenção Primária em Saúde, com algumas equipes de saúde da família, gerentes de Clínicas de Saúde da Família, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF - do município, e a Secretaria Municipal de Saúde, colocando em prática o fortalecimento do vínculo entre as participantes do projeto e as equipes das unidades. Foram aplicados questionários para identificar as reais demandas dos ACS, para que, assim, fossem iniciadas as capacitações. Reuniões e estratégias de educação permanente dentro do próprio serviço foram utilizadas como recursos. Obteve-se como resultado uma vasta experiência sobre os serviços de articulação para serem realizadas capacitações dos profissionais, especificamente dos ACS em que foram alcançadas parcerias com a secretaria municipal de saúde, clínicas de saúde da família e com a Educação Permanente. Foram realizadas visitas domiciliares para dar apoio aos ACS e fortalecer vínculo. As capacitações foram realizadas pelos graduandos que acompanharam e organizaram junto com residentes do contexto hospitalar temas sobre pneumonias bacterianas, insuficiência cardíaca, diabetes e gastroenterites, tendo como objetivo relatar as principais demandas encontradas na atenção terciária com as ACS. Os questionários aplicados deram suporte para identificar as principais demandas dos profissionais participantes, visto a importância de saber a real demanda desses profissionais. Foram encontradas com principais demandas a saúde do agente comunitário de saúde, atenção e cuidados em saúde do adulto – diabetes e hipertensão, oficina de insumo e prevenção das ISTs. Desse modo, é notório que a participação dos graduandos durante o projeto de Educação Permanente com os ACS foi de grande relevância para a construção de conhecimento dos alunos, tornando constante a procura de capacitações seja enquanto estudantes, seja como futuro profissionais, além de fortalecer o vínculo entre estudantes e profissionais, relatando através de questionários as reais demandas dos ACS para a Educação Permanente do município.

Palavras-chave


Atenção primária à saúde; educação continuada; agentes comunitários de saúde.