Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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INTERSETORIALIDADE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ
Tania Suely Azevedo Brasileiro, Aldine Cecília Lima Coelho

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Esta pesquisa busca compreender como se dá o processo de intersetorialidade no Programa Saúde na Escola no município de Santarém, Pará, percebendo de que forma são planejadas e realizadas as ações para a melhoria da qualidade de vida dos alunos inseridos neste programa. A intersetorialidade como política de gestão deste programa interministerial surge como temática desta dissertação de mestrado interdisciplinar na área Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, assumindo como problemática: Como se estabelece o processo de intersetorialidade no âmbito do PSE levando em consideração as ações promovidas no município de Santarém-Pará? Enquanto objetivo geral assume-se analisar o processo da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola (PSE) no Município de Santarém/Pará afim de verificar sua eficácia. Os específicos são: diagnosticar a percepção das equipes de saúde e da educação sobre o Programa Saúde na Escola; traçar o entendimento que fazem os componentes das equipes de saúde e da educação quanto à intersetorialidade; identificar os impactos da intersetorialidade nas escolas envolvidas no PSE e relacioná-los com a práticas das equipes da saúde e da educação implicadas; definir os critérios de eficácia deste programa tomando por base seus princípios e finalidades. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. O locús da pesquisa empírica é o munícipio de Santarém e seu público alvo abrange os componentes das equipes de saúde (enfermeiros (as) e agentes comunitários (as) de saúde) das 18 unidades que foram pactuadas em 2011, as quais são responsáveis pela assistência nas escolas vinculadas a elas, além da equipe destas escolas (professores (as), coordenadores (as) pedagógicos (as) e o coordenador (a) do PSE no município). Na produção dos dados empíricos adota-se o questionário semiestruturado, construído no Google Forms e aplicado com as equipes da saúde e da educação, e a entrevista semiestruturada com o coordenador (a) do PSE no município. Os dados da caracterização sociodemográfica dos participantes serão inicialmente tratados mediante estatística descritiva, utilizando-se de programas estatísticos Excel e software Biostat 5.0. As informações serão organizadas, tabuladas, categorizadas e elucidadas através da técnica análise de conteúdo de Bardin (2011), sendo dispostas em quadros, tabelas e mapas conceituais, com a finalidade de facilitar sua interpretação e propiciar a análise destes dados por meio da técnica de triangulação. Espera-se com este estudo verificar se as ações de intersetorialidade estão sendo efetivadas, a partir da percepção dos componentes das equipes de saúde e de educação, assim como da coordenação do PSE no município de Santarém/Pará, com vistas a avaliar sua efetividade.


Palavras-chave


Programa Saúde na Escola. Intersetorialidade. Promoção da Saúde