Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A importância da produção do cuidado em unidades básicas de saúde diante do acompanhamento nutricional em pré-natal realizado com profissionais de saúde na cidade de Manaus, Amazonas
Railton Moreira Dos Anjos, Jéssica Silva Da Cunha, Rafael Esdras Brito Garganta Da Silva, Mirelly Tavares Feitosa Pereira, Celsa da Silva Moura Souza, José Fernando Marques Barcellos, Maria Regina Torloni, Kátia do Nascimento Couceiro

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


Introdução: O nível de qualidade na atenção primária do atendimento e acompanhamento do pré-natal influencia diretamente na diminuição e prevenção de doenças que acometem as grávidas com excesso de ganho de peso durante a gestação. Objetivo: Verificar o acompanhamento de ganho de peso das gestantes durante a produção do cuidado na atenção primária nas unidades básicas de saúde. Método: Estudo prospectivo observacional, entre 2014 a 2017 nas unidades básicas de saúde, nas quatro zonas distritais de saúde, dividia em 10 unidades com gestantes que realizavam o acompanhamento do pré-natal com os profissionais de saúde. As técnicas de coleta foram através de questionário padronizado que utilizou o mesmo padrão das informações da caderneta da gestante do Ministério da Saúde. A pesquisa faz parte do PPSUS/2013/AM, sob o nº 528759/2013 do CEP/UFAM-AM.

Resultados: Amostra foi representada por 977 grávidas com recortes de cada zona distrital de saúde, com média de idade de 24 anos. Quanto ao IMC pré-gestacional, 6,8% estavam em baixo peso, 48,9% eutróficas, 28,8% em sobrepeso, 9,8% em obesidade grau I, 4,4% em obesidade grau II, 1,2% em obesidade grau III. Em relação aos níveis de anos de estudos, 27,9% correspondia de 0 a 08 anos, 24,4% de 09 a 11 anos e 47,7% eram maior que 12 anos. Ao analisar o ganho de peso as grávidas eutróficas apresentaram maior ganho de peso, mais de 50% delas ganharam mais de 2,5 kg ao longo do mês, principalmente no primeiro e segundo trimestre.

Conclusão: Diante dos dados verifica-se que o cuidado oferecido por parte dos profissionais ocorre com demandas de acompanhamento maior com grávidas que apresentam algum desequilíbrio nutricional de acompanhamento de peso. Enquanto as grávidas que apresentam uma aparente adequação de peso no início da gestação, não são avaliadas com a mesma frequência, apresentando conforme os dados uma lacuna de produção de cuidado com as grávidas aparentemente eutróficas no inicio da gestação.

Palavras-chave


PRÉ-NATAL; GRAVIDEZ; GANHO DE PESO.