Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Contribuições da Psicologia na atuação com crianças com TEA no ambiente escolar
Edna Andressa Pinheiro de Sousa

Última alteração: 2018-01-16

Resumo


RESUMO

A Psicologia abrange inúmeras áreas de atuação com crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista – TEA. Ao longo do desenvolvimento desse artigo, buscou-se identificar as inúmeras formas e métodos de inclusão existentes para lidar com o transtorno dentro do ambiente escolar. É importante realçar que a contribuição da família deste aluno com necessidades educacionais especiais é determinante no processo de integração/inclusão e substancial para que ele possa construir-se como pessoa e membro da sociedade. No que diz respeito aos profissionais é imprescindível que se apoderem da proposta de inclusão escolar, mais especificamente o professor que é o que lida diretamente com o aluno, que este busque entender a viabilidade da prática inclusiva e compreenda a complexidade de tal processo que requer muito empenho e investimento para assim, se tornar o agente mais eficaz no processo de inclusão. Pois, o sucesso ou o insucesso da aprendizagem da criança com TEA é, muitas vezes, reflexo da intervenção pedagógica e do perfil do professor. O papel da Psicologia Educacional e Escolar abrange diversos desafios na prática inclusiva, a literatura aponta para a necessidade de os psicólogos escolares embasarem a sua atuação em práticas contextualizadas, reflexivas e críticas, que estejam totalmente comprometidas socialmente com estes alunos, e a equipe multidisciplinar, respeitando, sobretudo às diferenças em defesa dos direitos desses alunos e à promoção do seu desenvolvimento. No ambiente escolar a Psicologia pode ser caracterizada por um serviço de ordem preventiva e terapêutica, buscando por objetivos cruciais a preparação dos profissionais envolvidos, o apoio familiar e o suporte à comunidade discente.


Palavras-chave


Psicologia Escolar e Educacional, TEA, Psicologia e Autismo, Inclusão Escolar