Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Chá com diretores: um relato de cooperação horizontal
DANIEL VASCONCELOS, JOCILANE LIMA DE ALMEIDA VASCONCELOS, THAIZE MARIA SILVA LIMA, MARCILEA SOUZA

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O evento Chá com Diretores surgiu a partir da necessidade de se ter um momento para a troca de experiência entre os diretores das Unidades Básicas de Saúde(UBS) tradicionais e apoiadores distritais do Distrito de Saúde Leste(DISA)/Secretaria Municipal de Saúde(SEMSA), para que pudessem conhecer as diversas realidades das UBS e permitir  avanços coletivos para implantação do acolhimento a demanda espontânea. O Chá foi assim denominado por conter três ingredientes básicos no processo de acolhimento: C - Conhecimento, H - Humanização e A - Atitude. Os diretores que adentravam no local registravam uma palavra que os representasse. Todos sentaram em uma verdadeira roda, foi incentivado que todos fossem ao centro pegar sua xícara de chá e contar como foi vivenciado o processo de multiplicação das Oficinas de Reorganização do Acesso na Atenção Primária à Saúde da SEMSA, em suas UBS. Após seus relatos, resumiram suas experiências em uma única palavra sobre potencialidades e desafios para o novo modelo. Dentre as palavras que definiram os diretores tivemos: determinação, motivação, coragem, perseverança, desafio, trabalho em equipe, compromisso, tranquilidade, acreditação e alegria. Estas palavras foram utilizadas como pilares para o sucesso da implantação, pois a participação de todos e as qualidades individuais possuem fundamental importância no processo. Durante a exposição de cada diretor, os outros ouviam e faziam perguntas de esclarecimentos, mas não podiam interromper o relato do outro. Entre o resumo das palavras chaves quanto aos desafios, tivemos: déficit de Rh, demanda reprimida, alinhamento conceitual com os técnicos de enfermagem, resistência de alguns profissionais e estrutura física inadequada. Os desafios foram expostos e trabalhados na tentativa de superação, a fim de realizar o processo com o que se possui hoje na UBS. Referente às potencialidades, as palavras elencadas pelos profissionais foram: atendimento humanizado, resolutividade, trabalho em equipe, apoio do Distrito de Saúde, esclarecimento, melhoria do fluxo, referência a escuta qualificada, integração e acolhimento. Sendo estas palavras essenciais para o processo vivenciado. Após a exposição dos diretores, os apoiadores distritais representando a equipe de implantação, fizeram um resumo do processo apontando falhas identificadas e sugerindo ações de melhoria. O encerramento se deu com o discurso da Chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Distrito de Saúde Leste e da Diretora do Departamento de Atenção Primária da SEMSA. A ação foi exitosa e permitiu ampla troca de experiência entre diretores e apoiadores que estão mais firmes no processo, lidando melhor com os aspectos negativos e positivos dessa mudança, evidentes nos relatórios que emitem. Há pretensões de repetir o evento Chá com Diretores das UBS, tornando-o algo contínuo dentro do Distrito de Saúde Leste.


Palavras-chave


Gestão; Liderança; Acolhimento; Humanização; Atenção Primária à Saúde.