Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A ATIVIDADE LÚDICA COMO ESTRATÉGIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL MATERNO INFANTIL.
Milene Soares, Bruna Luana Tavares, Yasmin de Lima

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: A utilização do lúdico no ambiente hospitalar proporciona ao paciente pediátrico o entendimento do seu atual processo saúde-doença, liberando temores, tensões e ansiedade, assim como beneficiando a relação profissional-usuário, facilitando a comunicação e a realização de procedimentos. Resgatando, assim, a dimensão biopsicossocial saudável do paciente e transformando o ambiente antes desconhecido em um acolhedor. Dessa forma, o presente trabalho objetiva relatar a experiência de graduandos em Enfermagem na condução de uma ação lúdica alusiva ao dia das crianças. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo, do tipo relato de experiências, desenvolvido durante atividades da atividade curricular Enfermagem pediátrica, nas enfermarias pediátricas de um hospital referencia materno-infantil do Pará. Utilizou-se metodologias ativas, estruturou-se a atividade em 3 momentos esquetes teatrais, bingo e jogo de perguntas e respostas, premiando-se com brinquedos. Resultados e Discussão: Inicialmente as crianças mostraram-se tímidas porém curiosas acerca do que estava por acontecer, algumas com feições de dor e tensão. Com o decorrimento da ação, percebeu-se maior envolvimento e desinibição, tornou-se nítida a diversão e a interação ao assistirem o teatro, nas participações ativas do bingo e ao responderem corretamente perguntas relacionadas ao teatro, sendo perceptíveis mudanças de estado e de humor ao final das atividades. Os familiares, intrinsecamente ligados ao processo de internação, antes apreensivos e temerosos ao decorrer da ação mostraram-se receptivos e interessados em proporcionar maior interação da criança com as atividades. Percebeu-se que o lúdico contribuiu para a redução dos efeitos estressores da hospitalização tornando a assistência prestada humanizada, resultando em melhora na situação de saúde e no transcorrer da internação a médio e longo prazo. A atividade lúdica também possibilitou abertura ao diálogo e ao entendimento do processo saúde-doença por parte dos estudantes participantes, pacientes e dos familiares envolvidos. Conclusão: Apesar das restrições e limitações provenientes do âmbito hospitalar as atividades favoreceram a sociabilidade e dinamismo, possibilitando um cuidado integral às crianças, maior aproximação aos pacientes e reabilitação da saúde, promovendo maior qualidade da assistência em nível biopsicossocial, levando em consideração não apenas o aspecto biológico.

 


Palavras-chave


Lúdico; enfermagem pediátrica; pediatria.