Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO FOMENTO AS TECNOLOGIAS LEVES EM SAÚDE COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA CRIAÇÃO DE PRÁTICAS INOVADORAS PARA O SUS.
Adriely Alciany Miranda dos Santos, Anny Larissa Paiva Vasconcelos, Carmem Lúcia Pacheco de Sena, Alessandra Araújo Melo Barbosa, Isadora Menezes Franco, Luanna Moreira da Silva, Ingrid Aparecida Rodrigues Vieira, Walber da Silva Nogueira

Última alteração: 2018-01-16

Resumo


Apresentação: O estímulo as tecnologias em saúde tem sido evidenciados com mais afinco desde a implementação da Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde(PNGTS), no entanto apesar dos avanços ainda existem lacunas que dificultam a eficácia na prática desta organização, no que diz respeito principalmente às tecnologias duras, já que necessitam ser avaliadas e validadas levando-se em consideração fatores como custos dispendiosos e recursos financeiros limitados para o investimento em uma tecnologia. Nesse cenário de desafios para a implantação de tecnologias duras no SUS, surge então a necessidade de incentivar a criação de tecnologias leves, pois elas são de alta efetividade com menor custo e complexidade. Dessa forma, o objetivo deste estudo é propor o incentivo da criação e utilização de tecnologias leves em saúde, tanto por parte de acadêmicos de graduação, quanto através dos profissionais de saúde que atuam na assistência do SUS, a fim de que impasses sejam solucionados. Desenvolvimento: Estudo realizado por um levantamento bibliográfico de natureza exploratória com abordagem qualitativa. Foram pesquisados artigos entre os anos de 2013 a 2017 nas bases de dados Lilacs, Scielo, Bireme, utilizando-se as palavras-chave tecnologias leve em saúde, práticas inovadoras e SUS. Dos quais foram selecionados 5 artigos relevantes para a temática abordada. Resultados: Percebeu-se que os artigos que discorriam sobre a criação de tecnologias duras, apresentavam impasses para a aplicabilidade devido ao sistema de avaliação burocrático e limitados recursos financeiros. No entanto, artigos que discorriam sobre as tecnologias leves e sua dinâmica aplicabilidade, apresentavam resultados positivos e eficazes na assistência ao SUS, pois estas tecnologias são de baixo custo, fácil adesão e proporcionam maior vínculo profissional-paciente, tornando o acolhimento além de sistematizado por utilizar tal ferramenta, mais humanizado. É importante ressaltar que o ensino e aprendizagem sobre a utilização de tecnologias leves no cotidiano do profissional de saúde, deve ser impelido desde a graduação, aprimorando as estratégias de gestão como a educação permanente para que este tenha uma maior facilidade de criar tecnologias que venham solucionar as problemáticas encontradas no SUS quando profissionais. Considerações Finais: Destarte, diante dos fatores supracitados que mencionam a importância e os benefícios do estimulo a criação de tecnologias leves em saúde como proposta de intervenção visando práticas inovadoras para o SUS é incontrovertível a relevância de fomentar a prática das tecnologias leves, a fim de que solucionem lacunas da assistência, melhorando o serviço prestado.


Palavras-chave


tecnologias leve em saúde; práticas inovadoras; SUS.