Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A orientação espacial como estímulo cognitivo à idosos institucionalizados
Ilana Sudária de Oliveira Ribeiro, Adriele Cristine Sacramento da Silva, Elielson Paiva Sousa, Emilly Melo Amoras, Leila Cristina da Silva Martins, Márcia Juliana da Silva Sampaio, Daiane Souza Fernandes

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


Apresentação:A cada ano que passa, o contingente de idosos vem aumentando cada vez mais. O envelhecimento é um fenômeno universal, comum a todos, sendo um processo constante, progressivo e natural, em que ocorre a redução gradativa das funções do organismo e devido a isso torna o indivíduo mais suscetível a patologias e agravos podendo até resultar em diminuição ou perda da função motora e cognitiva, promovendo a perda ou a diminuição da autonomia da pessoa, o que compromete a sua qualidade de vida.Assim, quando os idosos perdem o seu vínculo familiar ou são de origem de família de baixa renda ou tem limitações da velhice e doenças incapacitantes a alternativa que encontram são as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que são definidas como locais governamentais ou filantrópicas de atenção integral aos idosos, promovendo o convívio e a inter-relação. Diversos idosos ao serem admitidos nos ILPI, são privados da a sua autonomia, pois são submetidos a horários para a realização de todas as atividades do seu cotidiano, além de serem impedidos de saírem da instituição sem autorização, o que lhes limitam a vida. Na grande maioria dos casos, esses idosos recebem poucas visitas de seus familiares e alguns são até mesmo esquecidos no local. Diante da alteração no ambiente ocasionada pela institucionalização e do isolamento da sociedade, inúmeros idosos perdem a sua identidade, autonomia e até mesmo a autoestima, o que leva ao déficit cognitivo, bem como ao déficit motor. A cognição está relacionada com a atenção, memória, orientação, julgamento, raciocínio e resolução de problemas. Enquanto, a parte motora, está relacionado a marcha, movimentos dos membros inferiores e superiores. Logo a perda da consciência pode levar o idoso até mesmo esquecer coisas simples do seu cotidiano como se situar no tempo, dia da semana, ano, bem como no espaço no qual se encontra e o déficit motor pode levar a restrições, incapacidades e até mesmo a quedas, o que afetará sua vida biopsicossocial. Essas condições podem atingir as funcionalidades do organismo, o que dificulta o desempenho das atividades diárias, comprometendo a autonomia e independência dessas pessoas. Assim, a preservação das atividades cognitiva e motora são essenciais para a autonomia e a atividade funcional dos idosos. Para isso, torna-se necessário que nas ILPI’s ocorra a atualização diária da conscientização de tempo e espaço, em que o idoso está inserido, e o estímulo da memorização para que essas perdas sejam compensadas. O estímulo com atividades lúdicas e manuais podem contribuir para diminuir os fatores estressores, reduzir a ansiedade e a angústia presentes no seu cotidiano, além disso, de promover vários benefícios, como ajudar na expressão de emoções, estimular o convívio, treinar as funções psíquicas e cognitivas, sendo fundamental na preservação e promoção da saúde mental do idoso. Portanto, o presente estudo tem o objetivo relatar a experiência de acadêmicos de estimular a atividade cognitiva e motora dos idosos no processo de envelhecimento de idosos institucionalizados. Desenvolvimento do trabalho: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência que ocorreu no mês de dezembro 2017, durante as aulas práticas da atividade curricular Atenção integral a Saúde do Adulto e Idoso em uma Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ILPI), em Marituba-PA. Participaram do estudo discentes do 3º período da Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo envolveu 17 idosos, sendo 13 homens e 4 mulheres, no qual foram realizadas visitas nos quartos onde se encontravam. Para elaboração da ação, utilizou-se uma tecnologia de classificação leve-dura, intitulada “Redescobrindo a Semana com Arte Manual”. A ação deu-se da seguinte forma, cada discente dirigiu-se aos quartos de cada idoso, devido alguns estarem impossibilitados de se movimentar em decorrência de agravos de doenças crônicas, onde ocorreu a realização da ação, de modo que foi disponibilizado para cada participante um calendário semanal já predefinido, apenas com a descrição dos dias da semana e o ano, o qual tem a possibilidade de alterar manualmente os dias conforme o dia atual, por meio de um boneco que foi anexado na hora pelos próprios idosos com o auxílio dos discentes ali presentes. Em seguida indagou-se o conhecimento prévio acerca da data do dia em que ocorreu a atividade e em seguida ocorreu a estimulação cognitiva por meio da demonstração da funcionalidade do calendário, identificando o dia da semana em que estava e explicando que poderiam movimentar o boneco no decorrer dos outros dias e posteriormente era solicitado aos idosos que reproduzissem a ação, promovendo assim o estímulo da atividade motora, muitas vezes pouco presente. Por fim, foi solicitado que cada um dos idosos escolhessem uma parte do quarto em que gostariam que fosse pendurado o calendário, onde estes poderiam exercitar a sua cognição e função motora no dia a dia. Resultados e/ou impactos: Foi constatado que estes idosos apresentavam diferentes níveis de alterações cognitivas e motoras, enquanto alguns conseguiram se situar no tempo, espaço e movimentar o boneco no calendário indicando o dia certo, outros nem mesmo lembravam o ano em que estavam e apresentavam poucos movimentos motores, porém com a ajuda do facilitador estes também executavam o que lhes solicitavam. Logo, todos participaram e entenderam a funcionalidade do calendário, assim como, ajudou os que estavam acamados e com pouca função motora presente, a estimular essa função. A dinâmica “Redescobrindo a Semana com Arte Manual” contribuiu significativamente para a evolução dos discentes e para o aprendizado dos participantes, assim como, estimulou a criatividade, memorização e raciocínio, bem como a parte motora dos membros superiores de cada um dos presentes. Tal atividade foi de fundamental importância para a reflexão sobre a importância do estimulo cognitivo e motor principalmente em idosos. Considerações finais: Pode-se concluir que o profissional de enfermagem pode e deve contribuir com a melhora da qualidade de vida dos idosos institucionalizados, através da utilização métodos lúdicos a fim de minimizar o déficit cognitivo e motor em decorrência do processo de envelhecimento e a institucionalização. Assim, espera-se que o estudo permita repensar ações mais concretas diante da situação vivenciada pela pessoa idosa nas ILPI’s quanto ao declínio motor e cognitivo, pois a partir do momento em que ocorrem essas atividades as funções cerebrais dos idosos são estimuladas o que podem melhorar quadros de demências, resultando na melhora da qualidade de vida da pessoa idosa.


Palavras-chave


Idoso; Envelhecimento; Enfermagem